Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Publicada convocação para heteroidentificação de cursos a distância

Técnico subsequente

Publicada convocação para heteroidentificação de cursos a distância

Candidatos deverão se apresentar presencialmente às bancas, entre 3 e 12 de fevereiro, para que seja confirmada a veracidade da autodeclaração como pretos e pardos
por Juliana Aragão publicado: 28/01/2021 09h50 última modificação: 28/01/2021 09h50

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nessa quarta-feira, 27,  o edital de convocação para as bancas de heteroidentificação dos candidatos inscritos como cotistas raciais no processo seletivo para ingresso em cursos técnicos subsequentes a distância.

Os candidatos que se autodeclararam pretos ou pardos no ato da inscrição deverão comparecer às bancas, que serão realizadas presencialmente entre os dias 3 e 12 de fevereiro, para que seja verificada a veracidade da autodeclaração.

Formada por cinco membros – respeitando o princípio da diversidade de gênero, cor e naturalidade – as bancas de heteroidentificação serão filmadas e gravadas, para fins de possível recurso.

Os convocados devem observar a data, endereço e horário da banca especificados no edital. Em virtude da pandemia da Covid-19, serão adotados os seguintes protocolos de biossegurança:

  • uso de máscara e limite máximo de pessoas na sala;
  • aferição da temperatura do candidato e de seu responsável legal, no caso de candidato menor de 18 anos; 
  • para a leitura do Termo de Autodeclaração, será solicitada ao candidato(a) a retirada temporária da máscara;
  • candidatos do grupo de risco (portadores de doenças crônicas, como câncer, diabetes e hipertensão; gestantes; cardiopatas; imunodeprimidos; sintomáticos respiratórios/pneumopatas; acima de 60 anos) deverão assinar um termo de ciência e responsabilidade;
  • cada candidato deve levar a própria caneta para registrar a assinatura dos documentos necessários; 
  • disponibilização de álcool gel 70% nas salas, para a higienização das mãos.

O resultado preliminar do processo seletivo, pós banca de heteroidentificação, será divulgado em 26 de fevereiro, com prazo de recurso nos dias 1º e 2 de março.

O candidato que tiver a autodeclaração indeferida ou for declarado ausente, deixará de concorrer às vagas reservadas aos pretos e pardos, e será reclassificado.

Seleção  No total, 2.547 inscritos concorreram a 550 vagas nos cursos técnicos subsequentes em Administração e Manutenção e Suporte em Informática oferecidos na modalidade a distância nos municípios de Água Clara, Aquidauana, Camapuã, Campo Grande, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Naviraí e Ponta Porã.

O sorteio eletrônico para a seleção dos candidatos foi realizado em 19 de janeiro, com o resultado preliminar divulgado no dia seguinte. O resultado do sorteio após recurso foi publicado no dia 25.

De acordo com o cronograma do processo seletivo, o resultado final e a convocação da primeira chamada serão divulgados no dia 5 de março, com matrículas entre os dias 8 e 10 do mesmo mês.

Novas chamadas, caso haja vagas disponíveis, estão previstas para março, bem como o início das aulas, no dia 22.

Dúvidas sobre o processo seletivo podem ser encaminhadas para o Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância do IFMS (Cread) pelo e-mail .