Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Publicada política para desenvolvimento de coleções das bibliotecas

Publicada política para desenvolvimento de coleções das bibliotecas

Documento irá subsidiar processos de seleção e aquisição de materiais para o acervo das bibliotecas dos dez campi do IFMS
por Osvaldo Sato publicado: 23/03/2021 10h15 última modificação: 23/03/2021 10h17

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou, no início deste mês, a Politica de Desenvolvimento de Coleção das Bibliotecas. O documento traz diretrizes para subsidiar processos de seleção e aquisição de materiais constituintes do acervo da instituição.

O objetivo da Política é “auxiliar no gerenciamento do desenvolvimento de coleção do Sistema de Bibliotecas do IFMS, com diretrizes para os processos inerentes à formação do acervo, tais como seleção, aquisição, desbaste e descarte”.

"Os estudantes não serão mais somente usuários das bibliotecas, mas participantes na escolha das coleções, favorecendo acesso e democratização da informação”, ressaltou a bibliotecária do IFMS, Ana Catarina Araújo.

A bibliotecária do IFMS, Ana Catarina Araújo, explica que, para a formação das coleções, serão instituídas Comissões Permanentes de Desenvolvimento de Coleção das Bibliotecas dos Campi, formadas por representantes de estudantes, professores e técnicos-administrativos.

"Caberá a cada comissão zelar pela aplicação da Política em prol do interesse coletivo da comunidade do IFMS. Os estudantes não serão mais somente usuários das bibliotecas, mas participantes na escolha das coleções, favorecendo acesso e democratização da informação”, ressaltou.

Além disso, o documento contempla critérios e prioridades para viabilizar o desenvolvimento da coleção de forma consistente e racional em termos quantitativos e qualitativos, garantindo crescimento equilibrado, contínuo e tendo em vista os objetivos institucionais e interesses da comunidade.

Aprovada pela Resolução do Conselho Superior (Cosup) nº 64/2020, a Política de Desenvolvimento de Coleção das Bibliotecas está publicada na seção de Políticas do site do IFMS.

Bibliotecas - Com bibliotecas noz dez campi, o IFMS tem atuado no sentido de dispor da bibliografia constante nos Projetos Pedagógico de Cursos (PPC), no caso dos cursos de graduação.

Para assegurar a mesma qualidade de acervo aos cursos técnicos e de pós-graduação, a aquisição das respectivas bibliografias segue o mesmo parâmetro utilizado para os cursos de graduação.

Assim, as bibliotecas do IFMS atendem os estudantes com o empréstimo de livros e serviços como orientações sobre acesso as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Biblioteca Virtual, Portal de Periódicos Capes, normalização de trabalhos acadêmicos, pedidos de ficha catalográfica, entre outros.

Pesquisa - Foi aberto nessa segunda-feira, 22, o período para que estudante e professores do IFMS participem de uma pesquisa de satisfação das bibliotecas.

O resultado buscará avaliar os serviços prestados e a satisfação dos usuários, além de auxiliar na identificação do perfil de acesso e uso do acervo físico e virtual, do Portal de Periódicos da Capes e Plataforma Target (Normas Técnicas).

Os interessados podem participar da pesquisa respondendo a formulário eletrônico, até o dia 9 de abril.