Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Publicado edital de apoio para realização de eventos

Publicado edital de apoio para realização de eventos

Serão destinados até R$ 40 mil para eventos realizados entre julho deste ano e junho de 2022. Propostas poderão ser submetidas a partir de 13 de maio
por Juliana Aragão publicado: 05/05/2021 18h06 última modificação: 06/05/2021 07h41

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nesta quarta-feira, 5, na Central de Seleção, o edital que prevê apoio financeiro para a realização de eventos de extensão entre julho deste ano e junho de 2022.

Eventos de extensão são atividades que implicam na apresentação do conhecimento ou produto cultural, artístico, esportivo, científico e tecnológico produzido ou reconhecido pela instituição, por meio de exibição ao público externo,  prioritariamente.

São considerados eventos de extensão congressos, conferências, fóruns, jornadas, mesas-redondas, seminários, simpósios, palestras, workshops, ciclos de debates, exposições, espetáculos, eventos esportivos, festivais, feiras, mostras, entre outros.

Além de ter a comunidade externa como público-alvo e envolver, no mínimo, um estudante voluntário na organização do evento, a proposta deve estar enquadrada em uma das Áreas Temáticas e em uma das Linhas de Extensão  estabelecidas pela Política de Extensão do IFMS. Os demais requisitos estão disponíveis no edital de abertura de processo seletivo.

Auxílio Financeiro - O edital prevê a destinação de até R$ 40 mil reais para a realização de eventos de extensão no IFMS, sendo os recursos provenientes do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi).

A concessão do auxílio financeiro será feita de acordo com a abrangência do evento:

Abrangência Local: serão contempladas até oito propostas, com R$ 2 mil cada.
- devem reunir na equipe proponente servidores de até quatro campi distintos do IFMS;
- a divulgação o evento e a inscrição de trabalhos devem ser feitas com amplitude local, respeitando-se as regras de participação e seleção definidas pelos proponentes.

Abrangência Regional: serão contempladas até quatro propostas, com R$ 8 mil cada.
- devem reunir na equipe proponente servidores de mais de cinco campi distintos do IFMS;
- a divulgação o evento e a inscrição de trabalhos devem ser feitas com amplitude regional, respeitando-se as regras de participação e seleção definidas pelos proponentes.

Os coordenadores das propostas aprovadas receberão o auxílio em parcela única, considerando a disponibilidade financeira do IFMS. O recurso poderá ser usado na aquisição de material de consumo e pagamento de serviço a pessoa jurídica, conforme anexos I, II e III da Portaria n° 448/2002, da Secretaria do Tesouro Nacional - Ministério da Fazenda.

Submissão e Seleção - Os coordenadores das propostas, docentes ou técnicos-administrativos efetivos do IFMS, poderão submetê-las entre os dias 13 e 31 de maio, no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SigProj).

Antes da submissão, o coordenador deverá fazer um cadastro prévio no sistema para a obtenção de senha de acesso.

Inicialmente, será verificado se as propostas atendem as condições de habilitação previstas no edital. As propostas recomendadas serão encaminhadas aos avaliadores para que o mérito seja analisado. Os critérios de avaliação estão disponíveis na tabela 1 do edital de abertura do processo seletivo.

A previsão é que o resultado preliminar seja divulgado em 2 de julho, e o final no dia 7 do mesmo mês. Os eventos deverão ser realizados entre os dias 13 de julho deste ano e 30 de junho de 2022.

Em caso de dúvidas sobre o edital, o contato deve ser feito com a Diretoria de Extensão pelo e-mail .