Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Publicado edital de fluxo contínuo para projetos de ensino

Publicado edital de fluxo contínuo para projetos de ensino

Inscrições poderão ser feitas entre 5 de janeiro e 30 de setembro de 2022. Projetos devem ser desenvolvidos até 21 de dezembro do próximo ano
por Vinicius Vieira publicado: 21/12/2021 07h43 última modificação: 21/12/2021 07h43

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nessa segunda-feira, 20, o edital para registro de projetos de ensino sem fomento da instituição. As inscrições terão início no dia 5 de janeiro e, por serem de fluxo contínuo, permanecerão abertas até 30 de setembro de 2022.

Os projetos de ensino devem estar, preferencialmente, articulados com a extensão e/ou com a pesquisa, e visar à implementação e promoção de ações educativas nos cursos técnicos integrado, subsequente e de graduação, presenciais e a distância, tendo estudantes como público-alvo.

Os projetos deve prever ações voltadas aos seguintes eixos:

• Permanência e Êxito dos estudantes em todos os níveis e modalidades de ensino do público-alvo dos projetos de ensino;
  • Formação de Professores para a Educação Básica, Profissional, Técnica e Tecnológica;
  • Atividades transversais e interdisciplinares previstas no Projeto Pedagógico dos Cursos; ou
  • Elaboração e publicação de Produtos Educacionais.

As propostas apresentadas deverão prever atividades a serem desenvolvidas entre 7 de fevereiro e 21 de dezembro de 2022. As informações completas estão disponíveis no edital, publicado na Central de Seleção do IFMS.

Inscrições – Devem ser feitas pelo coordenador da proposta, no Módulo Projeto de Ensino do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap).

O coordenador precisa ser docente efetivo do quadro de pessoal ativo permanente do IFMS, utilizar o seu Plano de Atividades de Ensino (PAT Ensino) para o desenvolvimento do projeto (desde que aprovado pela chefia imediata) e não estar licenciado ou afastado total ou parcialmente de suas funções na instituição.

Já os estudantes participantes devem estar matriculados até o penúltimo semestre/ano nos cursos regulares do IFMS ou de outras instituições de educação (cursos técnicos integrado, subsequente e de graduação presenciais e a distância), possuir frequência mínima de 75% (com disponibilidade de carga horária para execução do projeto) e ter seu nome no projeto de ensino, no momento da submissão.

Além de coordenador e estudante colaborador de nível médio e superior, o edital prevê as funções de colaborador voluntário servidor e colaborador voluntário estudante.

Seleção – As propostas serão avaliadas por comissões constituídas por meio de portarias, emitidas pelos diretores-gerais dos campi. Posteriormente, o resultado será encaminhado à Pró-Reitoria de Ensino (Proen).

Para serem aprovados, os projetos deverão estar em conformidade com os critérios de avaliação, relacionados no item 8 do edital de fluxo contínuo