Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Publicado edital do auxílio ao Trabalho de Conclusão de Curso

Estudante

Publicado edital do auxílio ao Trabalho de Conclusão de Curso

São oferecidos 86 auxílios a estudantes dos cursos técnicos e de graduação dos dez campi. Inscrições a partir de 20 de maio
por Juliana Aragão publicado: 14/05/2021 10h51 última modificação: 20/05/2021 07h36

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou na quarta-feira, 12, o edital que abre o processo seletivo para a concessão do auxílio ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) neste primeiro semestre letivo.

O auxílio, que visa custear parte das despesas relacionadas à elaboração do TCC, é destinado a estudantes de cursos técnicos e de graduação dos dez campi.

O único requisito é ter a proposta de trabalho aprovada pelo professor orientador e pela coordenação de curso/eixo. O pré-projeto ou projeto devem ainda atender ao Regulamento da Organização Didático-Pedagógica do IFMS.

São oferecidos 86 auxílios, sendo 72 para alunos de cursos técnicos, no valor de R$ 150, e 14 auxílios para acadêmicos de graduação, no valor de R$ 300. O montante total destinado através do edital é de R$ 15 mil.

Estudantes com renda per capita inferior a um salário mínimo e meio terão prioridade. As demais regras do processo seletivo estão disponíveis no edital de abertura, publicado na Central de Seleção.

Inscrições – Deverão ser feitas entre os dias 20 e 28 de maio, na Página do Candidato. No ato da inscrição, o estudante deverá informar se possui renda per capita de até um salário mínimo e meio, além de anexar o projeto ou pré-projeto do TCC e a foto do cartão do banco ou comprovante com os dados bancários.

Em caso de trabalho realizado em dupla, cada um dos estudantes terá direito ao auxílio. A inscrição, nesse caso, deverá ser feita separadamente.

Comprovação de renda – Os candidatos que informarem, no ato da inscrição, ter renda per capita inferior a um salário mínimo e meio deverão apresentar documentação para que seja feita a análise da renda.

Terão prioridade os discentes pertencentes a núcleos familiares beneficiários do Programa de Transferência de Renda Bolsa Família, Vale Renda, Auxílio Emergencial do Governo Federal e Benefício de Prestação Continuada (BPC) da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).

Os candidatos que se enquadram nas condições descritas acima deverão enviar, entre os dias 31 de maio e 4 de junho, o formulário de composição do grupo familiar (anexo V do edital), preenchido e assinado, para o e-mail do campus no qual está matriculado (item 8.3 do edital), além de toda a documentação que comprove o recebimento do benefício.

A documentação será analisada pela assistente social do campus ou outro servidor designado pelo diretor-geral, que poderá, se necessário, realizar entrevista individual de forma virtual.

Seleção – Será feita em três etapas. Na primeira, a coordenação de curso/eixo e a Direção de Ensino (Diren) do campus farão a análise das propostas de TCC e enviarão à assistente social a lista de estudantes aptos que declararam renda per capita inferior a um salário mínimo e meio.

Na segunda etapa, as assistentes sociais dos campi farão a análise da renda dos candidatos e enviarão a classificação dos estudantes por faixa de renda à coordenação de curso/eixo que, juntamente com a Diren, fará a classificação final das propostas.

As propostas serão selecionadas e classificadas observando-se o limite máximo de auxílios disponíveis por campus. A classificação ocorrerá de acordo com a renda per capita, por ordem crescente, dos estudantes.

A classificação dos estudantes com renda per capita maior que um salário mínimo e meio será feita por ordem decrescente do Coeficiente de Rendimento (CR), levando-se em consideração as unidades curriculares cursadas no semestre anterior.

A divulgação dos resultados preliminar e final está prevista para os dias 11 e 16 de junho, respectivamente.

Oferta do Auxílio TCC por campus

Campus Auxílios para Cursos Técnicos Auxílios para Graduação Total