Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Publicado edital para seleção de projetos de pré-incubação

Empreendedorismo

Publicado edital para seleção de projetos de pré-incubação

Inscrições podem ser feitas a qualquer momento. Equipes devem ser formadas por no mínimo três estudantes
por Vinicius Vieira publicado: 18/06/2021 09h37 última modificação: 18/06/2021 09h37

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou na quinta-feira, 17, o edital de fluxo contínuo para seleção de projetos de negócios, na modalidade pré-incubação, por meio da TecnoIF, Incubadora Mista e Social de Empresas da instituição.

Podem participar estudantes matriculados em qualquer curso do Instituto Federal que tenham interesse em desenvolver projetos a partir de uma oportunidade detectada no mercado. Cada equipe deve possuir no mínimo três alunos, que podem ser de diferentes cursos desde que estejam matriculados no mesmo campus.

As equipes interessadas podem realizar as inscrições gratuitamente por meio do formulário de inscrição, submetendo o projeto de negócio, em formato .pdf, através do correio eletrônico , com o assunto “Edital Propi/IFMS n° 45/2021 e o título do projeto”.

De acordo com o edital de abertura, as inscrições aprovadas serão publicadas na Central de Seleção em até 10 dias após o envio do projeto. O início das atividades será definido pela coordenação da TecnoIF do campus ao qual a equipe estará vinculada.

O edital não prevê o pagamento de bolsas nem auxílios para o desenvolvimento das atividades de pré-incubação.

Pré-incubação – É um programa de imersão empreendedora, com duração prevista de 136 dias, em que as ideias serão desenvolvidas em projetos ou protótipos de um novo produto, processo ou serviço.

A modalidade de pré-incubação consiste na participação das equipes selecionadas em quatro etapas:

• mercado de ideias  os participantes apresentam a ideia de projeto ou protótipo a uma banca multidisciplinar de avaliação. A explicação deve ter no máximo cinco minutos;
  • imersão – as equipes devem participar de capacitações online sobre temas relacionados ao empreendedorismo inovador, com o intuito de conhecer metodologias e ferramentas que auxiliem no desenvolvimento das propostas apresentadas. Ao término das capacitações e após a validação da equipe gestora local da unidade TecnoIF, os estudantes podem prosseguir no processo de pré-incubação;
  • execução – a equipe tem a oportunidade de aprimorar e desenvolver a proposta do seu projeto com o intuito de transformar a ideia em um negócio inovador, a partir do desenvolvimento do protótipo, produto ou serviço modelados na fase anterior;
  • apresentação final  as equipes devem apresentar o protótipo, o produto, o processo ou o serviço para uma banca de possíveis interessados, em dia e horário previamente determinados.

Ao final da pré-incubação, os discentes receberão certificado e poderão participar de futuras seleções na modalidade incubação.

TecnoIF – A Incubadora Mista e Social de Empresas do IFMS busca facilitar o processo de geração e consolidação de empreendimentos inovadores, por meio da formação de empreendedores em aspectos técnicos e gerenciais.

As unidades da TecnoIF, espaços físicos onde ocorre o sistema de incubação, atuam com duas modalidades: a pré-incubação e a incubação.

Mais informações estão disponíveis na página da TecnoIF.