Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Reaberta matrícula para convocados em 1ª chamada

Seleção IFMS 2021

Reaberta matrícula para convocados em 1ª chamada

Aprovados têm até esta quarta-feira, 27, para fazer a matrícula em cursos técnicos integrados. Retificação altera datas previstas para novas chamadas
por Vinicius Vieira publicado: 26/01/2021 08h21 última modificação: 26/01/2021 08h26

Estudantes convocados em 1ª chamada para os cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) podem fazer a matrícula nesta terça e quarta-feira, 26 e 27.

A reabertura do prazo de matrículas consta da retificação publicada nessa segunda-feira, 25, na Central de Seleção. O novo cronograma altera também as datas de divulgação e de matrícula de novas chamadas.

Para aqueles que nunca acessaram o sistema de matrículas do IFMS, o primeiro passo é clicar em "Ainda não tem login? Clique aqui para ativar seu acesso". Serão solicitados o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do candidato aprovado, a data de nascimento e o e-mail cadastrado na inscrição.

Uma vez ativado o acesso, basta acessar o sistema novamente utilizando o CPF nos campos login e senha.

Ao acessar o sistema, o candidato é informado sobre o tipo, semestre, chamada, curso e campus para os quais está apto a solicitar matrícula. Caso alguma informação esteja incorreta, é preciso enviar um e-mail para processoseletivo@ifms.edu.br. Se todos os dados estiverem corretos basta clicar em "Solicitar Matrícula".

O preenchimento do questionário socioeconômico é uma etapa obrigatória no processo de matrícula online. Para acessá-lo é preciso informar o CPF nos campos login e senha.

Em seguida, os dados pessoais do candidato são apresentados para que sejam atualizados e/ou corrigidos, se necessário.

Documentação - Os candidatos devem anexar ao sistema de matrículas os seguintes documentos digitalizados:

• requerimento de matrícula preenchido e assinado, no qual deverá constar, obrigatoriamente, o número do CPF do candidato;
  • histórico escolar do ensino fundamental ou equivalente;
  • documento oficial de identificação com foto
  • documento que comprove estar em dia com o serviço militar (brasileiros entre 19 e 45 anos);
  • uma foto 3x4 recente;
  • documentos exigidos no anexo V do edital 054/2020, no caso de candidatos beneficiários de ação afirmativa (cotas) com renda menor ou igual a 1,5 salário mínimo per capita;
  • anexo VIII do edital 054/2020 e laudo médico, no caso candidatos beneficiários da ação afirmativa (cotas) para pessoas com deficiência;
  • termo de ciência para solicitação de matrícula online assinado pelo responsável legal, a Certidão de Nascimento do(a) menor, ou documento de guarda ou tutela, se for o caso, e o documento oficial com foto do responsável legal, no caso de o candidato convocado ser menor de 18 anos.

A cada documento anexado é preciso clicar em "Enviar Comprovante" e observar a confirmação de que o arquivo foi carregado. Depois de anexar todos os arquivos, basta "Salvar e Finalizar". Ao final, um comprovante será exibido.

Toda a documentação deve ser enviada na forma de arquivo digitalizado, legível e de boa qualidade, com no máximo 5 megabytes cada, a partir dos documentos originais, sendo aceitas imagens nos formatos .png, .jpg ou .jpeg e textos nos formatos .pdf, .doc, .docx ou .odf.

Novas datas - De acordo com o novo cronograma do processo seletivo, a divulgação da 2ª chamada está prevista para 29 de janeiro, com matrículas no período de 1º a 11 de fevereiro.

A 3ª e 4ª chamadas, caso haja vagas disponíveis, serão publicadas nos dias 19 de fevereiro e 8 de março, respectivamente.

O novo cronograma prevê para o dia 8 de março a data de início das aulas do primeiro semestre letivo de 2021.

Seleção - Os candidatos foram classificados com base nas notas obtidas nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia no 8º ano do ensino fundamental.

Foram registradas 3.175 inscrições no processo seletivo. O curso mais concorrido foi Informática, oferecido em Campo Grande, com 12,2 candidatos por vaga no período matutino e 6,6 no vespertino, seguido do mesmo curso ofertado no período matutino em Corumbá, com 5,6 candidatos por vaga.

Alguns cursos tiveram o número de inscritos menor que o número de vagas ofertadas. Nesse caso, todos os candidatos com inscrição homologada foram convocados na primeira chamada para matrículas.

Novo Cronograma

Etapa Data