Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Reditec será realizada de forma híbrida a partir desta terça-feira

45ª Edição

Reditec será realizada de forma híbrida a partir desta terça-feira

Estudantes e servidores podem acompanhar evento que reúne instituições de educação profissional e tecnológica. IFMS apresentará experiência exitosa
por Juliana Aragão publicado: 29/11/2021 13h41 última modificação: 29/11/2021 16h26

A partir desta terça-feira, 30, estudantes e servidores do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) poderão acompanhar as atividades da 45ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional eTecnológica (Reditec).

Organizado pelo Instituto Federal de Brasília (IFB), o evento será realizado até quinta-feira, 2, de forma híbrida. Todas as atividades presenciais que ocorrerão em Brasília (DF) serão transmitidas pela TVIFB, no Canal do Youtube.

A abertura oficial da 45ª Reditec será transmitida ao vivo a partir das 15 horas (horário de Mato Grosso do Sul), e às 16 horas terá início a palestra “O futuro depende de nós”, do teólogo, filósofo, escritor e professor Leonardo Boff.

Com o tema "Reaprender, Reconectar e Reintegrar — o papel da educação profissional e tecnológica no novo mundo", o evento será formado por eixos temáticos intercalados com relatos de experiências exitosas, atrações musicais, depoimentos de ex-alunos e lançamento de publicações da Rede Federal.

A programação completa está disponível no site da 45ª Reditec. Interessados em receber certificado de participação devem se inscrever previamente, e depois do evento responder à avaliação.

"Além de proporcionar o distanciamento social, o sistema de matrícula online  permite o armazenamento digital de informações e a geração  automática de indicadores/ estatísticas", destaca o analista de Tecnologia da Informação do IFMS, Gustavo Waku, sobre a experiência exitosa que será apresentada na Reditec.

IFMS na 45ª Reditec - Uma das experiências exitosas que serão apresentadas nesta terça-feira, 30, a partir das 9 horas, é a implantação do Sistema de Matrícula Online no IFMS.

O sistema foi implantado pela Diretoria de Gestão em Tecnologia da Informação (Dirti) em julho de 2020, já no cenário da pandemia de Covid-19.

"Com a implantação do sistema foi possível garantir que nossos estudantes não precisassem mais ir aos campi para fazer as matrículas, proporcionando assim o distanciamento social necessário para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. Além disso, a matrícula online permitiu o armazenamento digital de informações e a geração  automática de indicadores/estatísticas", destaca o analista de Tecnologia da Informação do IFMS, Gustavo Waku, que gravou o vídeo de apresentação da experiência exitosa.

Até maio deste ano, 6.793 estudantes fizeram matrículas por meio do sistema, que foi utilizado em 71 chamadas de 22 editais para ingresso no IFMS. Mais de 33 mil documentos foram recebidos de forma online, o que - segundo a Dirti - proporcionou a economia de 156,7 quilos de papel, o que equivale a R$ R$ 1.341,16 a menos em papel.

Além de Gustavo, participaram do desenvolvimento do sistema os servidores Paulo Vanderley, da Dirti, além de Ana Hungria, Rodrigo Cardoso e Felipe Santos, todos da Pró-Reitoria de Ensino (Proen).

O IFMS também aparece na programação de quarta-feira, 1º, da 45ª Reditec. A partir das 13 horas, o ex-reitor Luiz Simão Staszczak será um dos homenageados com a Medalha de Mérito Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Reditec - Realizada desde 1974, a reunião tem a participação dos diretores-gerais dos campi, pró-reitores e reitores das instituições de educação profissoinal e tecnológica.

Atualmente, o evento reúne os dirigentes de todos os institutos federais, centros federais, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), das escolas técnicas vinculadas às universidades federais e do Colégio Pedro II.

São objetivos da Reditec integrar e fortalecer a atuação da Rede, compartilhar experiências focando na possibilidade de escala e replicabilidade, aprofundar as discussões da educação profissional, científica e tecnológica, entre outros.

registrado em: , ,