Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Semana Pedagógica debate teoria e prática docente

Ensino

Semana Pedagógica debate teoria e prática docente

Evento online começa na segunda-feira, 1º, e marca abertura do primeiro semestre letivo. Programação prevê palestras, apresentações e planejamento
por Osvaldo Sato publicado: 26/02/2021 14h34 última modificação: 26/02/2021 16h52

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), por meio da Pró-reitoria de Ensino (Proen), realiza a partir de segunda-feira, 1º, a Semana Pedagógica, evento que marca a abertura do primeiro semestre letivo. O evento será transmitido de forma online e segue até sexta-feira, 5.

O público-alvo são os servidores da instituição e o objetivo do evento é “refletir sobre aspectos teórico-metodológicos que contribuam para a prática docente na Educação Profissional e Tecnológica”.

“A Semana se propõe a ser um espaço de formação e reflexão de temas relacionados à prática dos docentes do IFMS, além de possibilitar a discussão dos desafios e conquistas vivenciados em 2020", destacou Gisela Suppo, docente responsável pela organização do evento.

A docente Gisela Suppo, responsável pela organização da Semana Pedagógica, explica a importância da reflexão e do debate da docência, principalmente neste momento de pandemia, que demandou uma série de inovações e adequações nas práticas pedagógicas.

“A Semana se propõe a ser um espaço de formação e reflexão de temas relacionados à prática dos docentes do IFMS, além de possibilitar a discussão dos desafios e conquistas vivenciados em 2020, com as atividades não presenciais que subsidiarão o planejamento para 2021", destacou Gisela.

Parte das atividades será transmitida pelo canal do IFMS no Youtube.

Programação - O evento será aberto às 8 horas, com participação da reitora Elaine Cassiano e demais gestores da instituição. 

A Semana segue com palestrantes locais e também convidados de outras instituições, como os professores Assis Leão da Silva (IFPE), Airton Araújo de Souza Júnior (IFRN) e Sidinei Cruz Sobrinho (IFSul).

A programação contempla ainda horários livres para que os docentes possam elaborar e registrar planos de ensino,  Planos Individuais de Trabalho (PIT), além de conteúdos e atividades na plataforma de educação a distância.

Os campi terão ainda programações locais, na segunda-feira, 1º, às 14 horas; e na quinta-feira, 4, às 9h45, no formato não presencial.

Início das aulas - As aulas do primeiro semestre terão início na segunda-feira, 8, de forma não presencial, com a recepção e ambientação dos novos estudantes. As programações locais serão divulgadas na semana que vem.

Programação da Semana Pedagógica 2021

01/03/2021 (segunda-feira)
Objetivo:
- Divulgar a contribuição da Reitoria e seus setores para o desenvolvimento do IFMS - Compreender as interfaces da avaliação institucional e a sua importância para o IFMS
Horário Evento Palestrante Mediação Moderação
8h Abertura da Semana Pedagógica Reitora Elaine Cassiano (IFMS) e gestores da Reitoria - -
9h45 Avaliação na Educação Profissional e Tecnológica Assis Leão da Silva (IFPE) Ana Carla Sena do Carmo de Hungria (IFMS) Flávia Regina Grego (IFMS)
14h Programação local dos campi
02/03/2021 (terça-feira)
Objetivos:
- Provocar reflexões sobre os saberes docentes e as necessidades formativas no âmbito da EPT
- Colaborar para a estruturação do trabalho docente
Horário Evento Palestrante Mediação Moderação
8h às 9h30 Saberes Docentes e Educação Profissional e Tecnológica: Aspectos formativos Claudio Zarate Sanavria (IFMS) Marcela Rubim Schwab Leite Rodrigues (IFMS) Leila da Silva Santos (IFMS)
9h45 às 12h O planejamento como ferramenta para o trabalho docente Glaucia Lima Vasconcelos (IFMS) Marcela Rubim Schwab Leite Rodrigues (IFMS) Leila da Silva Santos (IFMS)
Organizando a sua disciplina no moodle Flávia Regina Grego (IFMS) Marcio Alex dos Santos Arinos (IFMS)  Marcela Rubim Schwab Leite Rodrigues (IFMS) Leila da Silva Santos (IFMS)
14h às 17h30 Período livre para elaborar e registrar: Plano de Ensino, PIT, conteúdos e atividades no AVEA Moodle institucional
03/03/2021 (quarta-feira)
Objetivo:
- Ampliar as possibilidades metodológicas para além dos tempos de pandemia
Horário Evento Palestrante Mediação Moderação
8h às 9h30 Ensino híbrido: ampliando as estratégias de  ensino Airton Araújo de Souza Júnior (IFRN) Francielle Priscyla Pott (IFMS)

Ana Carla Sena do Carmo de Hungria (IFMS)
9h45 às 12h Apresentação de práticas docentes  dos campi do IFMS - Gisele  Estrella (Aquidauana)/ Wiliam Dias  (Campo Grande)/ Leandro de Jesus (Corumbá)/ Vinícius Zacarias (Coxim)/ Jean Rocha (Coxim)/ Viviane Santos (Dourados)/ Claudeir Santana (Jardim)/ Guilherme Torsoni (Naviraí)/ Elcio dos Santos (Nova Andradina)/ Marlom Marques (Ponta Porã)/ Lucas de Oliveira (Três Lagoas) Francielle Priscyla Pott (IFMS) -
14h às 17h30 Período livre para elaborar e registrar: Plano de Ensino, PIT, conteúdos e atividades no AVEA Moodle institucional
04/03/2021 (quinta-feira)
Objetivo:
- Discutir os reflexos das Reformas Educacionais na Educação Profissional e Tecnológica
Horário Evento Palestrante Mediação Moderação
8h às 9h30 Reformas Educacionais na EPT: LDB, BNCC, Res 01/2021, entre outras Sidinei Cruz Sobrinho (IFSul) Aline Christiane Oliveira Souza (IFMS)  Leila  da Silva Santos (IFMS)
9h45 às 12h Programação local dos campi
14h às 17h30 Período livre para elaborar e registrar: Plano de Ensino, PIT, conteúdos e atividades no AVEA Moodle institucional
05/03/2021 (sexta-feira)
Horário Evento
8h às 12h30 e 14h às 17h30 Período livre para elaborar e registrar: Plano de Ensino, PIT, conteúdos e atividades no AVEA Moodle institucional
registrado em: , ,