Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Últimos dias de inscrições para egressos e instituições ao Cosup

Conselho Superior

Últimos dias de inscrições para egressos e instituições ao Cosup

Serão escolhidos dois ex-alunos e seis instituições da sociedade civil para compor o órgão colegiado máximo do IFMS no biênio 2022-24
por Osvaldo Sato publicado: 20/10/2021 09h35 última modificação: 20/10/2021 09h35

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) encerra no domingo, 24, o prazo para inscrições de egressos e instituições da sociedade civil que queiram fazer parte do Conselho Superior (Cosup) da instituição no binênio 2022-24.

Além de dois ex-alunos do IFMS, sendo um de curso técnico e outro da graduação, serão escolhidas seis instituições, sendo duas representantes de cada segmento da sociedade civil: “Entidade Patronal”, “Entidade dos Trabalhadores” e “Setor Público e/ou Empresas Estatais''.

As regras da seleção de egressos estão disponíveis no edital nº 70/2021; já a seleção das instituições é regida pelo edital nº 69/2021. Ambos estão publicados na Central de Seleção do IFMS e na página das Eleições do Cosup 2022-2024.

Seleção -Tanto os egressos quanto as instituições devem se inscrever na Página do Candidato da Central de Seleção.

A seleção dos egressos será feita pela presidência do Conselho Superior, que indicará os titulares e os suplentes com base nas informações dos memoriais descritivos.

Os resultados preliminar e final serão publicados, respectivamente, nos dias 12 e 18 de novembro.

No caso da seleção das instituições, a indicação e a aprovação serão feitas pelo pleno do Cosup. Em caso de ausência de inscritos, o Colégio de Dirigentes (Codir) emitirá parecer opinativo com a indicação dos representantes.

As divulgaçãos dos resultados preliminar e final estão previstas para os dias 2 e 9 de dezembro, respectivamente.

Comunidade interna - O IFMS também está com processo eleitoral aberto para a escolha dos representantes docentes, técnicos-administrativos e estudantes que irão compor o Cosup 2022-24.

Os candidatos que tiveram a inscrição homologada podem fazer a campanha até o dia 1º de novembro.

A votação para a escolha dos titulares e suplentes será realizada, de forma virtual, no dia 4 de novembro. Cada eleitor poderá votar em até quatro candidatos distintos pertencentes a sua categoria. 

Os resultados preliminar e final da votação serão divulgados, respectivamente, nos dias 5 e 12 de novembro.

O edital nº 68/2021, que rege as eleições para a escolha dos representantes da comunidade interna ao Cosup, está publicado na Central de Seleção do IFMS.

Cosup - É o órgão colegiado máximo do IFMS e possui caráter normativo, consultivo e deliberativo. Tem a finalidade de colaborar para o aprimoramento do processo educacional e zelar pela correta execução das políticas da instituição.

Compete ao Cosup deliberar sobre a normatização, execução e avaliação da política geral do IFMS.

Saiba mais sobre a atuação do colegiado na página do Cosup.