Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Últimos dias de inscrições para Proeja e subsequentes

Ensino técnico

Últimos dias de inscrições para Proeja e subsequentes

Prazo termina dia 28. São ofertadas 360 vagas em seis municípios para aqueles que possuem ensino fundamental ou médio
por Cleyton Lutz publicado: 23/11/2021 13h05 última modificação: 23/11/2021 13h26

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) segue com inscrições abertas para cursos técnicos – integrados na Educação de Jovens e Adultos (Proeja) e subsequentes – até domingo, 28. São 360 vagas em seis campi da instituição. 

Por meio do edital n° 076/2021 são ofertadas 200 vagas para os cursos de Administração (Dourados e Três Lagoas) e Manutenção e Suporte em Informática (Corumbá e Naviraí). 

Para participar é necessário ter pelo menos 18 anos e ensino fundamental completo até a data da matrícula. No ensino Proeja, o estudante cursa o ensino médio e a formação técnica escolhida de maneira simultânea e integrada. 

Já no edital n° 075/2021 são oferecidas 160 vagas para os cursos de Agricultura (Naviraí e Ponta Porã), Marketing (Dourados) e Zootecnia (Nova Andradina). 

Os interessados devem ter o ensino médio completo até a data da matrícula. No ensino subsequente, o aluno cursa a formação técnica na área escolhida.

A distribuição das vagas em ambos os processos seletivos pode ser conferida abaixo.

Inscrições – Devem ser realizadas por meio da Página do Candidato. Caso o interessado nunca tenha participado de processo seletivo no IFMS, ele deverá fazer o cadastro prévio no sistema. 

Metade das vagas é reservada a estudantes que cursaram todo o ensino fundamental (Proeja) ou médio (subsequente) em escolas públicas. Desse percentual, 50% se destina a candidatos com renda familiar bruta per capita de até um salário-mínimo e meio. 

Também há cotas para candidatos pretos, pardos, indígenas, e para pessoas com deficiência. A opção pelas ações afirmativas deve ser informada no ato da inscrição e comprovada na matrícula. 

Seleção – Será feita por sorteio eletrônico, no dia 3 de dezembro. O ingresso ocorrerá no primeiro semestre do 2022, com aulas presenciais. 

A previsão é de que o início das atividades letivas aconteça em 7 de fevereiro. Ambas modalidades de ensino permitem o exercício profissional na área escolhida ao término do curso.

Vagas ofertados pelo IFMS

Técnico integrado Proeja

Campus Curso Turno Vagas
Corumbá Manutenção e Suporte em Informática Noturno 40
Dourados Administração Noturno 80
Naviraí Manutenção e Suporte em Informática Noturno 40
Três Lagoas Administração Noturno 40

Técnico subsequente

Campus Curso Turno Vagas
Dourados Marketing Noturno 40
Naviraí Agricultura Noturno 40
Nova Andradina Zootecnia Matutino 40
Ponta Porã Agricultura Noturno 40