Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Aberta chamada pública para contribuição ao Núcleo de Diversidade

Aberta chamada pública para contribuição ao Núcleo de Diversidade

Iniciativa contempla a participação de estudantes, servidores e integrantes da sociedade civil. Inscrições vão até dia 22 de julho. Saiba como participar
por Cleyton Lutz publicado: 01/07/2022 09h03 última modificação: 04/07/2022 09h06

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas na chamada pública destinada a servidores, estudantes e membros da sociedade civil interessados em participar da elaboração dos documentos para a implantação do Núcleo de Diversidade da instituição.

Os selecionados atuarão na construção, divulgação e consolidação do Núcleo, que buscará fomentar ações para a proteção da diversidade em todas as suas expressões, promovendo o enfrentamento à discriminação e ao preconceito, bem como a igualdade de gênero nas atividades em âmbito institucional, além de contribuir com a permanência e o êxito dos estudantes, reduzindo a vulnerabilidade social.

Serão selecionados até 29 membros, conforme a tabela ao final deste texto. O edital da chamada pública prevê ainda a participação de suplentes. Os membros da comissão desenvolverão as seguintes atividades:

• participação em cursos de formação específicos;
  • elaboração de documentos específicos para criação do Núcleo de Diversidade;
  • realização de ações de conscientização e divulgação das atividades relacionadas ao núcleo nos campi;
  • levantamento de projetos de ensino, pesquisa e extensão relacionados à promoção da inclusão e da diversidade;
  • construção de vínculos com outros núcleos em instância de ensino e Instituições de Ensino Superior ou com movimentos sociais comprometidos com a pauta da inclusão e da diversidade.

Inscrições – Podem ser feitas até dia 22 de julho, por meio do formulário eletrônico. Ao realizar o preenchimento é necessário indicar:

• link para acesso ao currículo na plataforma Lattes atualizado;
  • experiência com o tema;
  • disponibilidade de carga horária.

Seleção – Ocorrerá em uma etapa, de caráter classificatório e eliminatório. A pontuação dos candidatos será definida de acordo com o currículo Lattes, considerando aspectos relacionados à temática da comissão, como desenvolvimento de projeto de pesquisa, extensão ou ensino; participação em movimentos da sociedade civil; e formação acadêmica.

A pontuação para cada item pode ser conferida no quadro 3 do edital de abertura da chamada pública, publicado na Central de Seleção do IFMS

A previsão é que o resultado preliminar seja divulgado em 26 de julho, e o final em 1º de agosto.

Atribuições – Durante o período de atividades, os selecionados deverão participar dos cursos de capacitação, reuniões virtuais e presenciais, e cumprir o cronograma estabelecido, além de atuar na elaboração e revisão dos documentos pertinentes à concepção do Núcleo de Diversidade.

No caso dos servidores, após a publicação do resultado final, será necessário também apresentar o Termo de Anuência (Anexo I), devidamente preenchido e assinado tanto pelo servidor quanto pela chefia imediata.

Dúvidas podem ser encaminhadas ao e-mail da Diretoria de Extensão (Direx) do IFMS: .

Composição da comissão

Representação Quantidade máxima de membros
Servidor (docente ou técnico-administrativo)  do Campus Aquidauana 02
Servidor (docente ou técnico-administrativo)  do Campus Campo Grande 02
Servidor (docente ou técnico-administrativo)  do Campus Corumbá 02
Servidor (docente ou técnico-administrativo)  do Campus Coxim 02
Servidor (docente ou técnico-administrativo)  do Campus Dourados 02
Servidor (docente ou técnico-administrativo)  do Campus Jardim 02
Servidor (docente ou técnico-administrativo)  do Campus Naviraí 02
Servidor (docente ou técnico-administrativo)  do Campus Nova Andradina 02
Servidor (docente ou técnico-administrativo)  do Campus Ponta Porã 02
Servidor (docente ou técnico-administrativo)  do Campus Três Lagoas 02
Servidor (docente ou técnico-administrativo) da Reitoria 02
Categoria discente 03
Categoria egresso 01
Categoria sociedade civil 03

* Texto modificado às 9h06 de 04/07/2022 para alteração da composição da comissão, sendo incluídos dois representantes da Reitoria, de acordo com a retificação do edital publicada em 01/07/222, na Central de Seleção do IFMS.