Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Aberta formação para pessoas com deficiência em Costa Rica

Inclusão

Aberta formação para pessoas com deficiência em Costa Rica

São ofertadas 100 vagas para os cursos de Operador de Caixa e Informática Básica. Inscrições terão início no dia 24
por Juliana Aragão publicado: 11/01/2022 11h02 última modificação: 11/01/2022 11h05

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu processo seletivo para ingresso em cursos gratuitos de formação e preparação para o mercado de trabalho, destinados exclusivamente a pessoas com deficiência no município de Costa Rica.

O edital nº 01/2022, com as regras da seleção, está publicado no site da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (Facto), que atua junto ao IFMS na gestão de projetos.

Os cursos foram propostos pelo Ministério Público do Trabalho (MPT/MS) - Procuradoria Regional do Trabalho 24ª Região, e serão ofertados pelo Campus Três Lagoas do IFMS.

Foram abertas 100 vagas para os cursos de formação em Operador de Caixa e Informática Básica, nos períodos matutino e vespertino (confira o quadro completo), com carga horária de 20 horas. As aulas serão ministradas presencialmente.

Para participar da seleção, o interessado deve comprovar residência no município de Costa Rica ou em uma das cidades vizinhas, além da condição de deficiência física, auditiva, visual, intelectual, múltipla e/ou Transtorno do Espectro Autista (TAE), por meio de laudo ou atestado médico.

Cada estudante selecionado receberá uma bolsa-auxílio no valor de R$ 100 para o pagamento de despesas escolares. Para receber o benefício, o candidato deverá se comprometer a ter frequência mínima de 75% no curso.

Inscrições - Serão gratuitas e deverão ser feitas entre os dias 24 de janeiro e 28 de fevereiro.

Os interessados poderão se inscrever presencialmente no Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador (Ciat), localizado na Rua Josina Garcia de Melo, 205, Centro, em Costa Rica. O atendimento será feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. No dia 28, a documentação poderá ser entregue até as 16 horas.

Outra opção é enviar a documentação da inscrição para o e-mail , do Campus Três Lagoas do IFMS. Os documentos originais deverão ser entregues para conferência na data de início do curso.

Além de comprovar a deficiência e a residência no município ou cidade vizinha, o interessado deverá ter 18 anos ou mais, e o ensino fundamental II (6º ao 9º ano) completo.

No ato da inscrição deverão ser apresentados/anexados os seguintes documentos:

  • formulário para entrega de laudo médico, preenchido de forma legível, sem rasuras e assinado pelo candidato, conforme anexo III do edital;
  • original e cópia de documento oficial de identificação com foto;
  • original e cópia do CPF;
  • original e cópia do comprovante de residência;
  • original e cópia do comprovante de escolaridade mínima exigida; e
  • original, ou cópia autenticada em cartório e uma cópia simples (sem autenticação), do laudo médico ou atestado médico, contendo o número de inscrição do profissional no Conselho Regional de Medicina (CRM), atestando a espécie e o grau/nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID), bem como a provável causa da deficiência.

Em caso de inscrição feita por procuração simples, será necessário apresentar a carteira de identidade original do procurador.

Seleção - Será feita pela coordenação do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do Campus Três Lagoas do IFMS, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento de Costa Rica.

Os candidatos serão selecionados com base na análise dos documentos apresentados no ato da inscrição e, se necessário, uma entrevista, cuja convocação será divulgada no dia 11 de março.

A classificação será feita por ordem de inscrição, respeitado o número de vagas para cada turma.

O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 17 de março, no site da Facto.

Cursos - As aulas de Informática Básica serão ministradas entre os dias 21 e 25 de março. Já o curso de Operador de Caixa ocorrerá entre 28 de março e 1º de abril. Ambos serão ofertados na Secretaria Municipal de Agicultura e Desenvolvimento.

Os cursos serão totalmente adaptados a pessoas com deficiência, o que inclui a utilização de teclados ampliados e em Braille, teclado colmeia - ideal para usuários com baixa visão e dificuldades motoras -, e mouses adaptados.

A coordenadora do projeto, Angélica Xavier, que também é coordenadora do Napne do Campus Três Lagoas do IFMS, destaca que, pela primeira vez, será utilizada uma apostila em Braille impressa pela própria instituição.

"O IFMS já tinha um equipamento que imprime em Braille, o que fizemos foi adquirir o papel especial para esse tipo de impressão com os recursos destinados ao projeto. Para fazer essa adaptação, pedimos autorização do IFPR [Instituto Federal do Paraná] e do IFNMG [Instituto Federal do Norte de Minas Gerais], instituições que elaboraram o material didático, e nos propusemos a encaminhar cópias das apostilas adaptadas posteriormente a esses institutos".

Ao final dos cursos, serão certificados os alunos que tiverem presença mínima de 75%.

Projeto - Para a execução do projeto "Formação de Pessoas com Deficiência para Inserção no Mercado de Trabalho no Município de Costa Rica – MS", foram destinados R$ 95.365,97. Os recursos são provenientes do MPT/MS.

O projeto prevê ainda a realização de uma palestra, no dia 28 de abril, voltada a empresários da região. Na ocasião, serão abordados aspectos da legislação no que tange à acessibilidade e inclusão trabalhistas.

Estão previstas também a inauguração de um laboratório de Informática na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Costa Rica, e de um laboratório de acessibilidade no Campus Três Lagoas do IFMS. A proposta é que as instituições possam dar continuidade a ofertas de formação a pessoas com deficiência.

Quadro de Vagas

Curso Quantidade de Vagas Turno
Operador de Caixa 25 Matutino
25 Vespertino
Informática Básica 25 Matutino
25 Vespertino