Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Aberta matrícula para 2ª chamada em cursos de graduação

Sisu 2022

Aberta matrícula para 2ª chamada em cursos de graduação

Convocados devem se matricular até 14 de abril. Inscritos para cotas raciais precisam comprovar autodeclaração ainda no mês de março
por Laura Silveira publicado: 16/03/2022 08h45 última modificação: 16/03/2022 08h57

Está aberto o prazo para matrículas aos candidatos convocados em segunda chamada para ingresso nos cursos de graduação ofertados pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) em dez municípios.

O edital com a relação dos candidatos aptos à matrícula foi publicado na terça-feira, 15. Todos devem se matricular de forma online, via Sistema de Matrículas do IFMS até dia 14 de abril.

Os candidatos convocados inscritos nas ações afirmativas – para pretos, pardos e indígenas – precisam também enviar a documentação necessária, referente ao processo de heteroidentificação. Neste caso, o prazo vai de 21 a 23 de março, seguindo as instruções detalhadas no item 2.2 do edital n° 007.2/2022.

Matrículas – Caso seja o primeiro acesso ao Sistema de Matrículas, o candidato deverá clicar na opção “Ainda não tem Login? Clique aqui para ativar o seu acesso”. Será solicitado número do CPF, data de nascimento e e-mail utilizado no cadastro do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Depois de ativar o acesso, o login no sistema estará liberado. Para efetuá-lo é necessário informar o CPF, sendo que a primeira senha será o próprio número. Ao fazer o login, será informado ao candidato qual o tipo, semestre, chamada, curso e campus para o qual está apto a solicitar a matrícula.

Se as informações estiverem corretas, o candidato deve clicar em “Solicitar Matrícula/Manifestar Interesse”. Como o Questionário Socioeconômico é pré-requisito para fazer a solicitação, caso ainda não tenha respondido, haverá o redirecionado para preenchimento.

Após a validação do questionário, os dados pessoais do candidato serão apresentados para atualização e possíveis correções. Uma vez confirmados, serão apresentados os detalhes da matrícula e solicitadas informações adicionais, incluindo as sobre vínculos com outras instituições públicas de ensino superior.

Posteriormente, na página de upload é preciso enviar toda a documentação necessária, sempre clicando em “Enviar Comprovante” para efetivar o carregamento de cada arquivo e observando a confirmação de que o mesmo foi salvo.

Lista de espera – Também se encerra em 14 de abril o prazo para que os candidatos não selecionados manifestem, na página do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o interesse em participar da lista de espera. Todas as normas do processo seletivo estão disponíveis na Central de Seleção do IFMS.

Em caso de dúvidas, o contato pode ser feito via e-mail para .

Seleção – O Instituto Federal ofertou 1.080 vagas em 18 diferentes opções de cursos superiores gratuitos  de tecnologia, licenciaturas e bacharelados  nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

A seleção é feita pelo Sisu, com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021.

O ingresso dos estudantes nos cursos de graduação ocorre no segundo semestre letivo, com o início das aulas previsto para julho.