Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Aberta seleção de projetos de pesquisa do ciclo 2022-2023

Iniciação Científica

Aberta seleção de projetos de pesquisa do ciclo 2022-2023

IFMS irá ofertar 126 bolsas a estudantes, além de conceder apoio financeiro para o desenvolvimento dos trabalhos. Inscrições a partir do dia 17
por Vinicius Vieira publicado: 11/05/2022 09h38 última modificação: 19/05/2022 11h27

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul(IFMS) abriu na segunda-feira, 9, a seleção de projetos de pesquisa e indicação de estudantes bolsistas e voluntários para o ciclo 2022-2023 do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (Pitec).

Os projetos devem ser propostos de forma a gerar produtos ou processos com foco na busca por soluções criativas e inovadoras a problemas da sociedade. Com vistas ao desenvolvimento regional, poderão ser criados protótipos, dispositivos, planos de ação, manuais, cartilhas, softwares, sites, aplicativos, procedimentos, dentre outros.

Cada projeto deverá ter um professor coordenador e contemplar até dois planos de trabalhos com possibilidade de concessão de bolsas a estudantes e um plano de trabalho com estudante voluntário. É possível também a vinculação de outros dois pesquisadores na condição de professores orientadores.

Os projetos devem, preferencialmente, estar associados a um grupo de pesquisa cadastrado e certificado pelo IFMS no Diretório de Grupo de Pesquisa (DGP/CNPq).

Os coordenadores e orientadores devem ser docentes do IFMS e não podem ter pendências em programas geridos pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi), bem como outras instâncias institucionais. Também é necessário ter currículo cadastrado e atualizado no mínimo há seis meses na Plataforma Lattes.

Os requisitos completos para participação estão dispostos no edital n° 029/2022, publicado na Central de Seleção do IFMS.

Submissão - Os projetos de pesquisa poderão ser submetidos a partir da próxima terça-feira, 17, pelo coordenador da proposta, no Sistema Único de Administração Pública (Suap). O prazo segue até 12 de junho.

As propostas homologadas serão divulgadas até 14 de junho. A previsão é que os resultados preliminar e final sejam publicados em 22 e 28 de julho, respectivamente. Os projetos deverão ser executados entre agosto de 2022 e julho de 2023.

Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito com a Coordenação de Ações Pró-Pesquisa e Fomento (Copef), ligada à Propi, pelo e-mail .

Bolsas e custeio - Serão disponibilizadas 126 bolsas nos valores mensais de R$ 100 para estudantes de cursos técnicos e de R$ 400 para estudantes de graduação.

A distribuição de bolsas será feita proporcionalmente às inscrições de projetos homologadas por área do conhecimento (Grande Área CNPq).

Os projetos selecionados poderão receber ainda apoio financeiro de R$ 600 para custeio. Os recursos são provenientes do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi), e a liberação ficará condicionada à disponibilidade orçamentária do IFMS.

O recurso para custeio poderá ser utilizado para aquisição de material de consumo, componentes e/ou peças de reposição de equipamentos, instalação, recuperação e manutenção de equipamentos.

Iniciação Científica - Os estudantes selecionados poderão participar, como bolsistas ou voluntários, dos seguintes programas:

• Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM): busca incentivar a formação de novos pesquisadores, capazes de desenvolver atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, privilegiando a participação ativa de estudantes de cursos de nível médio em projetos de pesquisa;
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic): tem por objetivos despertar a vocação e desenvolver o pensamento científico do estudante de graduação, contribuir com a formação de recursos humanos para atividades de pesquisa, e fomentar a pesquisa científica no IFMS;
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic-AF): visa despertar a vocação e desenvolver o pensamento científico do estudante de graduação beneficiário de políticas de ações afirmativas para o ingresso no ensino superior, contribuir com a formação de recursos humanos para atividades de pesquisa, e fomentar a pesquisa científica no IFMS;
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti): busca contribuir para a formação e inserção de estudantes de graduação em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, além de contribuir para a formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas instaladas na área de abrangência dos campi do IFMS.

Mais informações sobre o assunto estão disponíveis na página Pesquisa do site institucional.

Oferta de bolsas para o ciclo 2022-2023

Programa Bolsas IFMS