Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Aberta seleção para mestrado gratuito em Educação Profissional

ProfEPT

Aberta seleção para mestrado gratuito em Educação Profissional

Vagas no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica são ofertadas em Campo Grande. Inscrições começam dia 17
por Paulo Gomes publicado: 13/10/2022 11h59 última modificação: 10/11/2022 14h13

Está publicado o edital com as vagas para 2023 no Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). As inscrições poderão ser feitas a partir da próxima segunda-feira, 17, na Página do Programa.

São ofertadas 1.006 vagas em todo o país. Destas, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) oferece 22 vagas no Campus Campo Grande, sendo 11 vagas reservadas a servidores da Rede Federal e 11 para o público externo. Há vagas para pessoas com deficiência e para autodeclarados pretos, pardos e indígenas. As informações detalhadas estão no quadro de vagas (Anexo 3) do edital de abertura.

O curso é gratuito, com aulas presenciais e a distância. Podem se inscrever portadores de diploma de curso superior ou que possuam declaração de conclusão de curso superior.

A taxa de inscrição é de R$ 100. O link de acesso ao sistema de inscrição será disponibilizado na Página do ProfEPTO prazo seguirá aberto até 22 de novembro.

A solicitação da isenção da taxa precisa ser feita até 24 de outubro, no ato da inscrição. Poderão solicitar candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que comprovem ser membros de família de baixa renda.

Prova presencial - O Exame Nacional de Acesso, previsto para ser aplicado no dia 12 de fevereiro de 2023, é uma prova objetiva contendo 50 questões de múltipla escolha. A bibliografia que serve de referência para a elaboração das questões já está disponível.

O resultado final da prova será divulgado no dia 8 de março e o início do curso está previsto para o dia 20 do mesmo mês.

As aulas serão às segundas-feiras, nos períodos da manhã e tarde. O Campus Campo Grande do IFMS está localizado na Rua Taquari, 831, Bairro Santo Antônio.

Curso - O Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica é ofertado na modalidade semipresencial nas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), sendo 38 Institutos Federais, um Centro Federal de Educação Profissional (Cefet) e o Colégio Pedro II.

O curso é reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC) e tem o objetivo de produzir conhecimento científico com o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado, pertinentes à educação profissional, técnica e tecnológica.

A área de concentração do mestrado é Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e as linhas de pesquisa são:

Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica: trata dos fundamentos das práticas educativas e do desenvolvimento curricular na Educação Profissional e Tecnológica, em suas diversas formas de oferta, a partir de uma abordagem inclusiva, interdisciplinar, em espaços formais e não formais, em conformidade com a perspectiva do trabalho como princípio educativo e do currículo integrado;

Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica: Trata dos processos de concepção e organização do espaço pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica, com foco nas estratégias transversais e interdisciplinares, que possibilitem formação integral e significativa do estudante, sustentados no trabalho como princípio educativo e na pesquisa como princípio pedagógico, em espaços formais e não formais. Considera, também, a construção temporal, através dos estudos de memória da Educação Profissional e Tecnológica, que ao longo do tempo, vem configurando os processos de ensino e de organização de seus espaços pedagógicos.

Mais informações sobre o curso estão disponíveis na página do Mestrado Profissional do Campus Campo Grande.

Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito pelo e-mail .

* Texto atualizado às 15h13 de 13/10/2022 para correção da informação sobre as 11 vagas destinadas a servidores da Rede Federal, e não do IFMS.

** Texto alterado às 14h15 de 10/11/2022 para atualização do período de aulas, conforme edital retificador.