Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Aberta submissão para propostas de realização do evento

Semana do Meio Ambiente 2022

Aberta submissão para propostas de realização do evento

Cada campus do IFMS poderá apresentar apenas uma proposta, até o dia 13 de março. Evento acontecerá no mês de junho
por Laura Silveira publicado: 14/02/2022 08h54 última modificação: 14/02/2022 08h57

Está aberto o prazo para submissão de propostas voltadas a edição 2022 da Semana do Meio Ambiente do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). O evento é realizado anualmente em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.

Cada campus poderá apresentar apenas uma proposta de realização. Elas podem ser submetidas até 13 de março. O proponente deve preencher o Plano de Trabalho (Anexo I do edital de abertura da seleção), indicando a realização das atividades programadas pela unidade, assinar e recolher as assinaturas do diretor-geral do campus e da diretoria responsável pela extensão na unidade.

O documento então deve ser encaminhado por meio do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), para a Pró-Reitoria de Extensão (Proex), que coordena o evento na instituição.

A diretoria responsável pela extensão do campus, com o apoio da Coordenação de Extensão e Relações Institucionais (Coeri), definirá o coordenador da proposta. A escolha será feita coletivamente com os servidores interessados em contribuir para o evento, definindo ainda, também de comum acordo, as ações a serem desenvolvidas em uma única proposta do campus.

Requisitos – Cada proposta poderá contemplar bolsistas dos níveis superior e médio, totalizando, no máximo, três bolsistas.

As propostas deverão, entre outros requisitos, enquadrar-se na modalidade evento de extensão, prever atividades entre os dias 1° e 3 de junho, ter a comunidade externa como público-alvo principal, além de ser de cunho ambiental e articuladas à extensão, ensino e pesquisa.

Outro requisito é possuir estudantes dos cursos técnicos de nível médio e/ou ensino superior do Instituto Federal como membros da equipe e tarefas definidas.

A divulgação do resultado preliminar está prevista para 28 de março.

Serão disponibilizados até dez auxílios do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi), em parcela única, aos coordenadores das propostas aprovadas para a realização do evento nos campi.  O valor total de fomento será previsto conforme disponibilidade financeira do ano de 2022.

Semana do Meio Ambiente – A previsão é que a edição 2022 seja realizada entre os dias 1° e 3 de junho.

O evento deve prever diferentes ações com realizações presenciais e/ou online. Poderão ser realizadas palestras, oficinas, mesas redondas, apresentações teatrais e musicais, apresentação de cursos/pesquisas/trabalhos realizados sobre a temática, plano e/ou distribuição de mudas e sementes, limpeza em córregos, nascentes e rios, concursos de vídeos e fotografias, entre outras atividades.

Mais informações, histórico e fotos do evento, promovido no IFMS desde 2011, estão disponíveis na página da Semana do Meio Ambiente.

Etapa

Período de submissão da proposta do evento 14/02 a 13/03/2022