Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Aberta turma para mestrado em Propriedade Intelectual

Pós-graduação

Aberta turma para mestrado em Propriedade Intelectual

Será a primeira seleção para o curso, ofertado presencialmente no Campus Campo Grande. Inscrições começam no dia 15 de setembro
por Vinicius Vieira publicado: 24/08/2022 09h34 última modificação: 24/08/2022 13h27

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com seleção aberta para a primeira turma do mestrado profissional em rede em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (ProfNIT).

Com pontos focais em 37 universidades e Institutos Federais em todo Brasil, o programa é coordenado pelo Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec) e tem sede acadêmica central na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). No IFMS, o curso prevê aulas presenciais no Campus Campo Grande.

O mestrado é destinado a portadores de diploma de nível superior em qualquer área de formação, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), que atuem ou tenham interesse em atuar com propriedade intelectual e transferência de tecnologia e inovação tecnológica.

Na avaliação do pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Felipe Oliveira, a oferta da pós-graduação stricto sensu contribui para a formação de profissionais gestores de propriedade intelectual e dos ambientes de inovação não no só no Instituto Federal, mas em todo Estado.

“O desenvolvimento do programa permitirá uma ampla articulação com instituições públicas e privadas visando o fortalecimento da ciência, tecnologia e inovação dentro do Mato Grosso do Sul”, afirma.

Para a primeira turma serão oferecidas oito vagas, sendo quatro delas reservadas a servidores da instituição, e outras quatro destinadas ao público em geral. As inscrições começam no dia 15 de setembro.

"A participação do IFMS na rede ProfNIT contribui com a cultura da inovação e com a verticalização das nossas ações, visto já possuímos Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), com representação em todos os campi”, destaca Angelo César de Lourenço, diretor de Pós-Graduação.

As informações sobre o curso estão disponíveis na página do Programa

Inscrição e seleção – Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela página do ProfNIT entre os dias 15 e 22 de setembro. O valor da taxa de inscrição é R$ 250. A solicitação de isenção pode ser feita até o dia 18.

A seleção será feita em duas etapas. A prova nacional será realiza no dia 22 de outubro, às 14h, horário de Brasília. Serão vinte questões de múltipla escolha, de acordo com o conteúdo programático constante no edital de abertura.  O resultado está previsto para ser divulgado em 11 de novembro.

Na segunda etapa, entre os dias 16 e 18 de novembro, os candidatos deverão enviar a documentação para análise curricular. Além de documentos pessoais, são necessários uma cópia do currículo cadastrado na Plataforma Lattes e o formulário de Barema, com comprovação de atividade profissional e da formação acadêmica.

A previsão é de que o resultado final desta etapa seja publicado em 9 de dezembro. As matrículas serão realizadas de acordo com o calendário acadêmico a ser disponibilizado pelo IFMS. As aulas começam em 2023.

Mais informações estão disponíveis no edital do processo seletivo