Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Aberta seleção para qualificação profissional a distância

Formação Inicial e Continuada

Aberta seleção para qualificação profissional a distância

Inscrições para seis opções de cursos começam nesta quarta-feira, 1º. Há polos de apoio presencial em 15 municípios
por Vinicius Vieira publicado: 31/05/2022 09h09 última modificação: 22/06/2022 11h55

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu nessa segunda-feira, 30, processo seletivo com 1.710 vagas para cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), na modalidade a distância, em Espanhol Básico I e II, Inglês Básico I e II, Operador de Computador e Vendedor.

Os cursos terão polos presenciais em oito cidades onde o IFMS possui campi (Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas) e em sete municípios em que não há unidades da instituição (Amambai, Antônio João, Costa Rica, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, São Gabriel do Oeste e Sonora). Nesses casos, a coordenação do curso será feita pelo campus mais próximo.

Os cursos são de qualificação profissional a distância, também chamados FIC EAD, possuem duração média de quatro meses e, em alguns casos, preveem encontros semanais presenciais no polo em que o estudante estiver matriculado. A previsão é que as aulas comecem em agosto.

O quadro completo de vagas, com a escolaridade e a idade mínimas exigidas para o curso escolhido e dias e turnos dos encontros presenciais, se houver, bem como o cronograma do processo seletivo estão disponíveis no edital de abertura, publicado na Central de Seleção do IFMS.

Inscrições - São gratuitas e deverão ser feitas entre 1º e 19 de junho, pela Página do Candidato da Central de Seleção.

No ato da inscrição, o candidato deverá informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) em seu nome e escolher uma das opções de cursos oferecidos pelo IFMS no edital.

Os candidatos que não têm acesso à internet poderão fazer a inscrição nos endereços e horários informados no anexo III do edital de abertura do processo seletivo.

Seleção - Os inscritos serão selecionados e classificados por sorteio eletrônico, a ser realizado no dia 24 de junho, sob responsabilidade do Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância do IFMS (Cread).

Cada candidato receberá um número de participação no sorteio. A classificação será feita de acordo com a ordem dos números sorteados.

O resultado preliminar do sorteio, com a classificação de todos os inscritos, será publicado no dia 28. A classificação final do processo seletivo e a primeira chamada estão previstas para 4 de julho.

Os candidatos aprovados e convocados para os cursos de línguas deverão realizar prova de nivelamento entre 5 e 7 de julho. O resultado da prova será divulgado no dia 8.

As matrículas da primeira chamada deverão ser feitas entre os dias 11 e 15 de julho. As chamadas subsequentes para vagas remanescentes começam no dia 21. O início das aulas está previsto para a semana de 8 a 13 de agosto.

Dúvidas sobre o edital devem ser enviadas ao e-mail

Vagas e cursos

Espanhol básico I 30
Três Lagoas Vendedor 40
Operador de Computador 80

*Matéria atualizada no dia 22/06, às 11:55, com informações referentes à ampliação das vagas ofertadas nos campi Campo Grande  e Três Lagoas.