Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Aberta seleção para qualificação profissional a distância

Formação Inicial e Continuada

Aberta seleção para qualificação profissional a distância

Inscrições para seis opções de cursos começam nesta quarta-feira, 1º. Há polos de apoio presencial em 15 municípios
por Vinicius Vieira publicado: 31/05/2022 09h09 última modificação: 22/06/2022 11h55

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu nessa segunda-feira, 30, processo seletivo com 1.710 vagas para cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), na modalidade a distância, em Espanhol Básico I e II, Inglês Básico I e II, Operador de Computador e Vendedor.

Os cursos terão polos presenciais em oito cidades onde o IFMS possui campi (Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas) e em sete municípios em que não há unidades da instituição (Amambai, Antônio João, Costa Rica, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, São Gabriel do Oeste e Sonora). Nesses casos, a coordenação do curso será feita pelo campus mais próximo.

Os cursos são de qualificação profissional a distância, também chamados FIC EAD, possuem duração média de quatro meses e, em alguns casos, preveem encontros semanais presenciais no polo em que o estudante estiver matriculado. A previsão é que as aulas comecem em agosto.

O quadro completo de vagas, com a escolaridade e a idade mínimas exigidas para o curso escolhido e dias e turnos dos encontros presenciais, se houver, bem como o cronograma do processo seletivo estão disponíveis no edital de abertura, publicado na Central de Seleção do IFMS.

Inscrições - São gratuitas e deverão ser feitas entre 1º e 19 de junho, pela Página do Candidato da Central de Seleção.

No ato da inscrição, o candidato deverá informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) em seu nome e escolher uma das opções de cursos oferecidos pelo IFMS no edital.

Os candidatos que não têm acesso à internet poderão fazer a inscrição nos endereços e horários informados no anexo III do edital de abertura do processo seletivo.

Seleção - Os inscritos serão selecionados e classificados por sorteio eletrônico, a ser realizado no dia 24 de junho, sob responsabilidade do Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância do IFMS (Cread). 

Cada candidato receberá um número de participação no sorteio. A classificação será feita de acordo com a ordem dos números sorteados.

O resultado preliminar do sorteio, com a classificação de todos os inscritos, será publicado no dia 28. A classificação final do processo seletivo e a primeira chamada estão previstas para 4 de julho. 

Os candidatos aprovados e convocados para os cursos de línguas deverão realizar prova de nivelamento entre 5 e 7 de julho. O resultado da prova será divulgado no dia 8.

As matrículas da primeira chamada deverão ser feitas entre os dias 11 e 15 de julho. As chamadas subsequentes para vagas remanescentes começam no dia 21. O início das aulas está previsto para a semana de 8 a 13 de agosto.

Dúvidas sobre o edital devem ser enviadas ao e-mail 

Vagas e cursos

Campus Município de oferta  Curso Vagas
Aquidauana Aquidauana Operador de Computador 40
Vendedor 40
Campo Grande Campo Grande Operador de Computador 300
Vendedor 100
Nova Alvorada do Sul Vendedor 50
Operador de Computador 50
Inglês Básico I 20
Ribas do Rio Pardo Operador de Computador 50
Inglês Básico I 40
Corumbá Corumbá Operador de Computador 40
Vendedor 40
Coxim São Gabriel do Oeste Inglês Básico II 40
Espanhol Básico II 40
Sonora Inglês Básico I 20
Inglês Básico II 20
Espanhol Básico I 20
Espanhol Básico II 20
Coxim Vendedor 60
Operador de Computador 60
Dourados Dourados Operador de Computador 40
Vendedor 40
Nova Andradina Nova Andradina Operador de Computador 40
Vendedor 40
Inglês Básico II 40
Ponta Porã Ponta Porã Operador de Computador 30
Vendedor 30
Amambai Operador de Computador 30
Vendedor 60
Inglês 1 30
Inglês 2 30
Antônio João Operador de Computador 20
Vendedor 20
Três Lagoas Costa Rica Operador de Computador 30
Inglês básico I 30
Espanhol básico I 30
Três Lagoas Vendedor 40
Operador de Computador 80

*Matéria atualizada no dia 22/06, às 11:55, com informações referentes à ampliação das vagas ofertadas nos campi Campo Grande  e Três Lagoas.