Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Abertas 240 vagas em cursos subsequentes e Proeja

Cursos Técnicos

Abertas 240 vagas em cursos subsequentes e Proeja

Vagas são ofertadas nos campi Aquidauana, Coxim, Dourados e Jardim. Inscrições deverão ser feitas entre 5 de maio e 6 de junho
por Osvaldo Sato publicado: 03/05/2022 09h40 última modificação: 03/05/2022 09h40

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nessa segunda-feira, 2, os editais das seleções para ingresso em cursos técnicos subsequentes e técnicos integrados ao ensino médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

São ofertadas 240 vagas distribuídas em nos municípios de Aquidauana, Coxim, Dourados e Jardim. Os cursos são presenciais.

O Edital nº 025/2022 abriu a seleção para ingresso em cursos técnicos subsequentes, sendo 40 vagas para Edificações, em Aquidauana; e 40 vagas para o curso de Marketing, oferecido em Dourados.

Já o processo seletivo dos cursos técnicos integrados na modalidade Proeja é regido pelo Edital nº 026/2022. Foram abertas 160 vagas, sendo 40 para cada curso: Administração (Aquidauana), Manutenção e Suporte em Informática (Coxim), Edificações e Informática para Internet (Jardim). Confira o quadro completo de vagas nos dois editais.

No caso dos cursos técnicos subsequentes, o interessado deve ter o ensino médio completo até a data da matrícula. Já para os cursos Proeja, o candidato deve ter concluído o ensino fundamental e ter 18 anos completos.

Os candidatos são responsáveis por verificar todas as etapas dos editais, publicados na Central de Seleção do IFMS.

Inscrições - Deverão ser feitas pela Página do Candidato da Central de Seleção, entre 5 de maio e 6 de junho.

Caso o candidato não tenha acesso à internet, poderá solicitar atendimento na sede do campus de oferta do curso, onde será orientado a realizar presencialmente a inscrição.

No ato da inscrição, é preciso informar dados pessoais, curso e turno escolhido e, ainda, se irá concorrer pelas vagas ofertadas em ampla concorrência ou por ações afirmativas (cotas).

Ao final da inscrição, o candidato receberá um e-mail de confirmação no endereço eletrônico cadastrado.

Ações afirmativas (cotas) - Metade das vagas é reservada a candidatos que estudaram em escola pública. Desse total, há cotas para aqueles que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

Os cotistas aprovados nos processos seletivos deverão comprovar essa condição no ato da matrícula, caso contrário perderão a vaga e serão reclassificados em lista de espera.

Os candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas deverão passar por uma banca de heteroidentificação, para constatação da veracidade da autodeclaração.

Seleção - Será feita por sorteio eletrônico, previsto para 14 de junho. No dia 10, o IFMS divulgará a relação das inscrições homologadas e número de cada candidato para o sorteio.

As classificações preliminar e final do sorteio serão publicadas, respectivamente, nos dias 15 e 22 de junho.

No dia seguinte, 23, será publicada a convocação para banca de heteroidentificação dos candidatos autodeclarados pretos ou pardos.

O resultado final e a convocação da primeira chamada, em ambos editais, estão previstos para 7 de julho.

As aulas terão início no dia 25 de julho, quando terá início o segundo semestre letivo.

Quadro de Vagas e Cursos

Técnico Integrado Proeja