Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Abertas 280 vagas em cursos técnicos para jovens e adultos

Abertas 280 vagas em cursos técnicos para jovens e adultos

Oferta acontece em cinco municípios, com ingresso no 1º semestre de 2023. Vagas são para o ensino técnico Proeja e subsequente
por Osvaldo Sato publicado: 01/11/2022 09h06 última modificação: 03/11/2022 09h17

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu nesta segunda-feira, 31, o processo seletivo com oferta de 280 vagas em cursos técnicos integrados, na Educação de Jovens e Adultos (Proeja), e cursos técnicos subsequentes, em cinco campi, com ingresso no primeiro semestre de 2023.

Os cursos Proeja se destinam àqueles com ensino fundamental completo e, no mínimo, 18 anos de idade. Para os subsequentes, por sua vez, é necessário ter ensino médio completo. Ambos são gratuitos.

No edital n° 071/2022 estão disponíveis as informações sobre as 120 vagas no ensino integrado Proeja. Já o processo seletivo para as 160 vagas nos cursos subsequentes constam no edital n° 070/2022.

Cursos e vagas – Em Aquidauana e Dourados, a opção é o curso técnico integrado em Administração (Proeja). Já em Naviraí, é possível se inscrever para o técnico integrado em Manutenção e Suporte em Informática (Proeja).

Na oferta dos cursos técnicos subsequentes, as opções são Agricultura, em Naviraí e Ponta Porã; Marketing, em Dourados; e Zootecnia, no município de Nova Andradina. São 40 vagas para cada turma. O quadro completo pode ser conferido ao final da matéria.

Inscrições – Devem ser feitas entre os dias 3 de novembro e 5 de dezembro. No dia 23 deste mês está prevista a realização de reuniões de apresentação dos cursos, nos campi com oferta de vagas, para esclarecimentos e auxílio na realização da inscrição.

As inscrições podem ser feitas pela Central de Seleção do IFMS ou presencialmente. Os interessados que não tiverem acesso à internet poderão comparecer à Central de Relacionamento (Cerel) do campus e solicitar auxílio para realizar a inscrição, nos endereços e horários de atendimento previstos.

No ato da inscrição, será preciso informar dados pessoais, curso e turno escolhido e, ainda, se irá concorrer pelas vagas ofertadas em ampla concorrência ou por ações afirmativas (cotas). Ao final da inscrição, o candidato receberá um e-mail de confirmação no endereço eletrônico cadastrado.

Cotas  Metade das vagas é reservada a candidatos que estudaram em escola pública. Desse total, há cotas para aqueles que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

Os cotistas aprovados nos processos seletivos deverão comprovar essa condição no ato da matrícula. Os que não fizerem a comprovação serão reclassificados em lista de espera.

Seleção – Será feita mediante sorteio eletrônico, previsto para 14 de dezembro. No dia anterior, será divulgada a relação das inscrições homologadas e número dos candidatos para o sorteio. O resultado final e a convocação da primeira chamada, em ambos editais, estão previstos para 10 de janeiro.

As aulas começam no dia 7 de fevereiro, quando terá início o semestre letivo.

Segundo semestre  Os editais trazem também os cursos e vagas que serão ofertados para ingresso no segundo semestre letivo do ano que vem.

Já estão definidas as principais datas do cronograma, como período de inscrições, sorteio eletrônico e divulgação dos resultados.

Quadro de vagas e cursos

Técnico Integrado Proeja - Edital n.º 71/2022

Campus Curso Turno Vagas
Aquidauana Administração Noturno 40
Dourados Administração Noturno 40
Naviraí Manutenção e Suporte em Informática Noturno 40

Técnico Subsequente - Edital n.º 70/2022

Campus Curso Turno Vagas
Dourados Marketing Noturno 40
Naviraí Técnico em Agricultura Noturno 40
Nova Andradina Técnico em Zootecnia Matutino 40
Ponta Porã Técnico em Agricultura Noturno 40

* Texto alterado às 15h27 de 01/11/2022 para inclusão e correção de informações.