Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Abertas inscrições em mil vagas para cursos técnicos EAD

Subsequente EAD

Abertas inscrições em mil vagas para cursos técnicos EAD

Cursos são gratuitos e destinados a quem já concluiu ou está concluindo o ensino médio. Inscrições até 30 de outubro
por Paulo Gomes publicado: 03/10/2022 11h52 última modificação: 03/10/2022 11h52

Estão abertas as inscrições gratuitas para 1.064 vagas no processo seletivo para cursos técnicos subsequentes ao ensino médio na modalidade a distância do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). O ingresso está previsto para o primeiro semestre letivo de 2023.

O interessado deve se inscrever até 30 de outubro pela Página do Candidato da Central de Seleção.

Para participar, é preciso ter o ensino médio completo até a data da matrícula, prevista para janeiro do ano que vem.

Caso o candidato não tenha acesso à internet, poderá comparecer à Central de Relacionamento (Cerel) do campus ou polo do IFMS para fazer a inscrição, observando os endereços e horários disponíveis no Anexo III do edital de abertura da seleção.

Cursos - Estão sendo ofertados os cursos de Administração, Edificações e Manutenção e Suporte em Informática, em polos de apoio presencial localizados em 17 municípios: Amambai, Aquidauana, Bela Vista, Camapuã, Campo Grande, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, São Gabriel do Oeste e Sonora.

Na modalidade a distância do IFMS, os estudantes têm aulas no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) e um encontro presencial por semana no município onde a vaga foi ofertada.

O quadro completo de vagas e dias/turnos dos encontros presenciais, bem como o cronograma do processo seletivo, estão disponíveis no edital de abertura, publicado na Central de Seleção do IFMS.

Ação Afirmativa (cotas)- Metade das vagas é reservada a candidatos que estudaram em escola pública. Desse total, há cotas para aqueles que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita  igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

A opção de beneficiário de ação afirmativa (cotista) deverá ser informada no ato da inscrição.

Os candidatos que se autodeclararem pretos e pardos deverão passar por uma banca de heteroidentificação, para constatação da veracidade da autodeclaração. Assim como os indígenas, que deverão comprovar a etnia.

Seleção - Os inscritos serão selecionados e classificados por sorteio eletrônico, a ser realizado no dia 10 de novembro, sob responsabilidade do Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância do IFMS (Cread).

Cada candidato receberá um número de participação no sorteio. A classificação será feita de acordo com a ordem dos números sorteados.

O resultado preliminar do sorteio, com a classificação de todos os inscritos, será publicado em 16 de novembro. A classificação final do processo seletivo e a primeira chamada estão previstas para 18 de janeiro de 2023.

As matrículas da primeira chamada deverão ser feitas entre os dias 19 e 27 de janeiro. O início das aulas está previsto para a semana de 27 de fevereiro a 4 de março.

Dúvidas sobre o processo seletivo devem ser enviadas ao e-mail

Quadro de Vagas

Polo Presencial Curso Encontros Semanais Turno Vagas