Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Abertas inscrições para Encontro de Linguagens do IFMS

Abertas inscrições para Encontro de Linguagens do IFMS

Evento será realizado de maneira virtual, nos dias 5 e 6 de dezembro, com atividades gratuitas. Saiba como participar
por Cleyton Lutz publicado: 01/12/2022 10h01 última modificação: 01/12/2022 10h06

Estão abertas as inscrições para o III Encontro de Linguagens do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). O evento virtual ocorrerá na próxima segunda e terça-feira, 5 e 6, com o tema 'Reflexões sobre língua, literatura e internacionalização'.

As atividades – que nos dois dias se iniciam às 13 horas, se estendendo pelos períodos vespertino e noturno – abordarão temas como o pertencimento e exclusão em processos de leitura e escrita, o funcionamento dos Centros de Idiomas dos Institutos Federais, a relação entre literatura e ensino e as iniciativas para internacionalização das instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Os debates e relatos de experiência terão a participação de profissionais do IFMS e de outras instituições de ensino, com transmissão pelo YouTube.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na página do evento, na qual está disponibilizada a programação completa do Encontro. Os participantes receberão certificado de 16 horas.

"Buscamos conectar pesquisadores, acadêmicos e docentes acerca das tensões que integram a prática no ensino de línguas e literatura", explica a professora Renata Costa.

Encontro - A proposta do evento é proporcionar espaços para uma discussão integrada sobre língua, literatura, prática docente e internacionalização, considerando o contexto fronteiriço onde o IFMS se localiza.

"Buscamos, através dos temas previstos, conectar pesquisadores, acadêmicos e docentes acerca das tensões que integram a experiência e prática no ensino de línguas e literatura", explica a professora de Português/Inglês do Campus Ponta Porã e representante do Centro de Idiomas (Cenid) da instituição, Renata Costa.

"Outro foco é o compartilhamento de experiências que tratam dos resultados obtidos por meio de parcerias internacionais, demonstrando a importância delas para a formação de estudantes da educação profissional de nível médio integrado", complementa a professora.

O Encontro é promovido pelo Cenid, Assessoria Internacional (Asint) e Campus Dourados do IFMS.

Última edição - Em 2022, o evento é promovido pela terceira vez. No ano passado, o tema foi 'Ensino de línguas e internacionalização: práticas, vivências e reflexões', com uma programação que incluiu palestras, mesas-redondas e seminários, no mês de novembro.

Mais informações sobre a última edição estão disponíveis na página do Encontro de 2021.