Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Abertas inscrições para especialização em Naviraí

Pós-Graduação

Abertas inscrições para especialização em Naviraí

Prazo segue até 17 de julho. São ofertadas 40 vagas na especialização em Docência para Educação Profissional, Científica e Tecnológica
por Laura Silveira publicado: 23/06/2022 08h22 última modificação: 23/06/2022 08h58

Estão abertas a partir desta quinta-feira, 23, as inscrições no processo seletivo para ingresso no curso de especialização em Docência para Educação Profissional, Científica e Tecnológica, ofertado gratuitamente pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) em Naviraí.

Das 40 vagas ofertadas, metade é reservada a servidores da instituição. Os outros 50% são para o público externo. O único requisito é ter diploma de ensino superior.

Os interessados podem se inscrever, também gratuitamente, pela Página do Candidato da Central de Seleção, onde também está publicado o edital com todas as regras do certame. O prazo segue até 17 de julho.

Seleção - No dia 24 de julho, os inscritos deverão fazer uma prova escrita, que consistirá na produção de um texto acerca do tema a ser sorteado no dia anterior.

A pontuação máxima será de 10 pontos, tendo como critérios:

  • uso da norma culta da Língua Portuguesa (dois pontos);
  • objetividade e coesão textual (dois pontos);
  • conteúdo (dois pontos);
  • desenvolvimento do tema sorteado (dois pontos);
  • argumentação científica sobre o tema sorteado (dois pontos).

O tema será o mesmo para todos os candidatos e poderá variar entre: Educação de Jovens e Adultos e a Educação Profissional; Educação Inclusiva e Diversidade na Educação Profissional; Dimensões da Tecnologia na Educação Profissional; Objetivos e finalidades da Educação Profissional.

As referências para a prova estão elencadas no item 4.5 do edital de abertura do processo seletivo.

Candidatos que necessitem de atendimento especializado deverão enviar e-mail para até 10 de julho, informando qual a deficiência e/ou necessidade educacional específica, para que a comissão organizadora tome providências em relação às condições de realização da prova.

A divulgação dos resultados preliminar e final da seleção está prevista para os dias 8 e 12 de agosto, respectivamente.

Especialização - O curso de pós-graduação lato sensu será desenvolvido em regime modular, com carga horária de 360 horas, acrescidas de 60 horas para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Os encontros presenciais serão realizados no Campus Naviraí do IFMS (Rua Hilda, 203, Bairro Boa Vista), às terças e quintas-feiras, das 18h30 às 22h40. Algumas disciplinas poderão ser ofertadas a distância.

O prazo para a conclusão do curso é de 12 a 18 meses. A previsão é que as aulas comecem no dia 30 de agosto.

Em caso de dúvidas sobre o edital ou o curso, o contato deve ser feito pelo e-mail .

Mais informações estão disponíveis na página da especialização.