Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Abertas inscrições para Meninas e Mulheres em Pesquisas Científicas

Abertas inscrições para Meninas e Mulheres em Pesquisas Científicas

Prazo segue até 20 de junho. Cada projeto pode contemplar até duas estudantes com bolsas de iniciação científica
por Vinicius Vieira publicado: 20/05/2022 08h31 última modificação: 20/05/2022 13h00

Estão abertas a partir desta sexta-feira, 20, as inscrições na seleção de propostas para a participação de meninas e mulheres em pesquisas científicas no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

Podem ser submetidas propostas de pesquisas básica ou aplicada que utilizem métodos científicos para produzir conhecimento, com ou sem objetivo prático, de forma a atender os objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, com foco na inserção das meninas e mulheres na ciência.

Cada projeto deve ter uma professora coordenadora e contemplar até dois planos de trabalhos com possibilidade de concessão de bolsas a estudantes e um plano de trabalho com estudante voluntária. É possível também a vinculação de outras pesquisadoras na condição de orientadoras.

As propostas devem ser submetidas pela coordenadora, no Sistema Único de Administração Pública (Suap). O prazo de submissão segue até 20 de junho.

As coordenadoras e orientadoras devem ser docentes do IFMS, com, pelo menos, o título de mestre, e não podem ter pendências em programas geridos pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi), bem como em outras instâncias institucionais. Também é necessário ter currículo atualizado, no mínimo, há seis meses na Plataforma Lattes.

Os projetos devem, preferencialmente, estar associados a um grupo de pesquisa cadastrado e certificado pelo IFMS no Diretório de Grupo de Pesquisa (DGP/CNPq).

Os requisitos completos para participação estão dispostos no edital publicado na Central de Seleção do IFMS.

Cronograma e bolsas - A previsão é que o resultado preliminar seja publicado em 1° agosto e o final até o dia 8 do mesmo mês. Os projetos deverão ser executados entre agosto de 2022 e agosto de 2023.

Serão disponibilizadas até 30 bolsas nos valores mensais de R$ 100 para alunas de cursos técnicos e de R$ 400 para acadêmicas de graduação.

Os projetos selecionados poderão receber ainda apoio financeiro de R$ 600 para custeio. Os recursos são provenientes do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi) e do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (Pitec).

O recurso para custeio poderá ser utilizado para aquisição de material de consumo, componentes e/ou peças de reposição de equipamentos, instalação, recuperação e manutenção de equipamentos.

O valor global disponibilizado pelo edital é de R$ 81 mil, sendo destinados R$ 9 mil para itens de custeio e R$ 72 mil para as bolsas de pesquisa.

Esclarecimentos e informações adicionais acerca do edital podem ser encaminhados ao e-mail da Diretoria de Pesquisa (dirpe@ifms.edu.br), com cópia para a Coordenação de Ações Pró-Pesquisa e Fomento (copef@ifms.edu.br).

Iniciação Científica - As estudantes selecionadas poderão participar, como bolsistas ou voluntárias, dos seguintes programas:

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM): busca incentivar a formação de novos pesquisadores, capazes de desenvolver atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, privilegiando a participação ativa de estudantes de cursos de nível médio em projetos de pesquisa;

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic): tem por objetivos despertar a vocação e desenvolver o pensamento científico do estudante de graduação, contribuir com a formação de recursos humanos para atividades de pesquisa, e fomentar a pesquisa científica no IFMS;

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic-AF): visa despertar a vocação e desenvolver o pensamento científico do estudante de graduação beneficiário de políticas de ações afirmativas para o ingresso no ensino superior, contribuir com a formação de recursos humanos para atividades de pesquisa, e fomentar a pesquisa científica no IFMS;

Mais informações sobre o assunto estão disponíveis na página Pesquisa do site institucional.

Oferta de bolsas

Programa Bolsas IFMS