Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Abertas inscrições para mestrado em Educação Profissional

Abertas inscrições para mestrado em Educação Profissional

Prazo segue até 22 de novembro. São ofertadas 22 vagas, divididas entre servidores da Rede Federal e demais interessados. Saiba como participar
por Cleyton Lutz publicado: 20/10/2022 08h04 última modificação: 10/11/2022 14h13

Estão abertas as inscrições para o Exame Nacional de Acesso ao mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), ofertado gratuitamente por instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

O processo seletivo é destinado a portadores de diploma de nível superior.

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), que oferta o curso em Campo Grande, tem 22 vagas abertas, divididas igualmente entre servidores da Rede Federal e demais interessados. Há cotas para candidatos com deficiência, bem como para pretos, pardos e indígenas.

Os interessados podem se inscrever até 22 de novembro, na página do ProfEPT, onde também está publicado o edital de abertura do processo seletivo. A taxa de inscrição é de R$ 100, sendo que o pedido de isenção vai até 24 de outubro.

Podem fazer a solicitação candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e membros de família de baixa renda. A isenção deve ser solicitada no ato da inscrição.

Aqueles que tiverem o pedido de isenção indeferido deverão, assim como os demais candidatos, fazer o pagamento da inscrição até a data limite de 23 de novembro.

Exame – Consistirá em uma prova presencial, marcada para 12 de fevereiro do ano que vem.

Composta por 50 questões de múltipla escolha, a prova abordará as bases conceituais e históricas da Educação Profissional e Tecnológica, além de metodologias de pesquisa, teorias e práticas de ensino e aprendizagem, conforme indicado nas referências listadas no item 5 do edital de abertura.

O resultado final da prova será divulgado no dia 8 de março. O início do curso está previsto para o dia 20 do mesmo mês.

O programa de pós-graduação prevê aulas presenciais e a distância, às segundas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde. O Campus Campo Grande do IFMS está localizado na Rua Taquari, n° 831, Santo Antônio.

ProfEPT – Neste processo seletivo, são oferecidas mais de mil vagas em todo o país.

O curso é reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC) e tem o objetivo de produzir conhecimento científico com o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado, pertinentes à educação profissional, técnica e tecnológica.

A área de concentração do mestrado é Educação Profissional e Tecnológica (EPT), sendo duas as linhas de pesquisa:

• “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica”; e
  • "Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica”.

Mais informações sobre o curso estão disponíveis na página do ProfEPT do Campus Campo Grande.

Em caso de dúvidas sobre a seleção, o contato deve ser feito pelo e-mail .

* O texto da matéria foi alterado às 10h02 de 20/10/2022 para a retirada da informação de que 'membros de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.135/2007, podem pedir a isenção da taxa de inscrição'; a alteração foi feita porque o referido decreto foi totalmente revogado.

** Texto alterado às 14h15 de 10/11/2022 para atualização do período de aulas, conforme edital retificador.