Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Abertas inscrições para projetos de pesquisa aplicada e inovação

Desenvolvimento Tecnológico

Abertas inscrições para projetos de pesquisa aplicada e inovação

Propostas devem ser submetidas pelo professor que irá coordenar o projeto. Prazo de inscrições segue até o dia 21 de junho
por Osvaldo Sato publicado: 17/05/2022 09h52 última modificação: 17/05/2022 09h56

Estão abertas a partir desta terça-feira, 17, as inscrições no processo seletivo para projetos de pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e inovação a serem desenvolvidos no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

As propostas devem ser submetidas pelo professor coordenador até 21 de junho, no Módulo “Pesquisa” do Sistema Unificado da Administração Pública (Suap).

É possível incluir no projeto até dois estudantes bolsistas de nível médio e um de nível superior, dois de nível superior ou até quatro de nível médio.

As propostas precisam contemplar as seguintes linhas de pesquisa:

- inovações tecnológicas: propostas de soluções a problemas específicos do setor produtivo local, regional ou nacional que gerem patente de invenção, modelo de utilidade ou patente implementada por programa de computador;
- inovações socioambientais: propostas de soluções socioambientais que atendam a, no mínimo, dois Objetivos  de Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Nações Unidas (ONU);
- soluções para demandas institucionais específicas: desenvolvimento de soluções institucionais específicas previamente mapeadas e indicadas no Anexo 01 do edital.

O edital com todas as regras do processo seletivo está publicado na Central de Seleção do IFMS.

Fomento - Serão destinados até R$ 196 mil para os projetos selecionados, sendo R$ 100 mil para custeio e capital e R$ 96 mil para o pagamento de bolsas aos estudantes.

O valor mensal das bolsas para estudantes do ensino médio é de R$ 200, com carga horária semanal de 10 horas; e de R$ 400 para acadêmicos da graduação, por 20 horas semanais de dedicação ao projeto.

O edital visa promover a imersão de estudantes do IFMS em atividades de formação e pesquisa aplicada, com foco no desenvolvimento de soluções inovadoras que atendam às necessidades do setor produtivo e sejam passíveis de proteção e/ou registro de propriedade intelectual.

A iniciativa busca ainda gerar soluções que promovam a inovação e o melhoramento de processos da administração pública, reforçando a articulação das atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como estimular o atendimento de demandas socioambientais alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Seleção - Serão selecionados até dez projetos, sendo duas propostas por linha de pesquisa.

O processo seletivo terá duas etapas. A primeira consiste na análise documental, de caráter eliminatório, por meio da verificação da elegibilidade da proposta avaliada pela submissão dos documentos obrigatórios.

Na segunda fase, de caráter classificatório, uma comissão nomeada pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi) fará a avaliação da proposta, sendo levados em consideração o mérito científico, nível de maturidade tecnológica, viabilidade da execução dos planos de trabalho e impacto socioambiental dos projetos.

Os critérios de avaliação estão detalhados no item 8 do edital de abertura do processo seletivo.

A divulgação do resultado final da seleção está prevista para 28 de julho. O prazo para o desenvolvimento do projeto é de 12 meses, entre agosto deste ano e julho de 2023.