Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Abertas inscrições para Semana de Ciência e Tecnologia

SCT 2022

Abertas inscrições para Semana de Ciência e Tecnologia

Evento será realizado presencialmente, entre 3 e 7 de outubro, pelos dez campi do IFMS. Confira as programações divulgadas!
por Juliana Aragão publicado: 26/09/2022 15h42 última modificação: 03/10/2022 17h39

Estão abertas as inscrições para a edição 2022 da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). O evento será realizado presencialmente, entre os dias 3 e 7 de outubro, nos dez municípios onde a instituição tem campus.

A SCT 2022 seguirá a temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI): "Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil".

Além de palestras, oficinas, minicursos e rodas de conversa, a programação inclui as Feiras de Ciência e Tecnologia, o Encontro de Iniciação Científica e Atividades Makers. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

A programação do evento por município e o acesso ao sistema de inscrições estão disponíveis na página da SCT 2022.

Foram divulgadas as programações em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Os interessados devem se inscrever nas atividades de forma on-line. Na ficha de inscrição do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), são solicitados dados pessoais, como nome, e-mail e CPF.

Feiras de Ciência e Tecnologia - São realizadas durante a SCT e reúnem trabalhos de estudantes dos ensino fundamental (6º ao 9º ano), ensino médio e técnico integrado de nível médio, de escolas públicas e privadas.

A lista de trabalhos aprovados foi divulgada nessa segunda-feira, 26, na Central de Seleção do IFMS.

Este ano, as Feiras do IFMS serão realizadas de forma presencial. Confira as datas por município:

Feira/Município Data
Feira de Ciência e Tecnologia de Aquidauana (Feciaq) 3 e 4 de outubro
Feira de Ciência e Tecnologia de Campo Grande (Fecintec) 5 a 7 de outubro
Feira de Ciência e Tecnologia do Pantanal em Corumbá (Fecipan) 3 e 4 de outubro
Feira de Ciência e Tecnologia de Coxim (Fecitecx) 4 e 5 de outubro
Feira de Ciência e Tecnologia da Grande Dourados (Fecigran) 5 e 6 de outubro
Feira de Ciência e Tecnologia da Região Sudoeste em Jardim (Fecioeste) 3 a 7 de outubro
Feira de Ciência e Tecnologia de Naviraí (Fecinavi) 5 e 6 de outubro
Feira de Ciência e Tecnologia de Nova Andradina (Fecinova) 4 e 5 de outubro
Feira de Ciência e Tecnologia da Fronteira de Ponta Porã (Fecifron) 4 e 5 de outubro
Feira de Ciência e Tecnologia de Três Lagoas (Fecitel) 4 e 5 de outubro

Semict - O Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica também integra a programação da SCT 2022 e será realizado nos dias 24 e 25 de novembro, em Campo Grande.

O evento é aberto a estudantes de nível superior do IFMS. Os interessados devem submeter os trabalhos até o dia 28 de setembro, por meio de formulário eletrônico.

A participação é obrigatória para bolsistas envolvidos nos projetos de pesquisa selecionados por meio do Edital nº 030/2021 e que tenham participado nas modalidades Pibic, Pibic-Af e Pibiti do CNPq/IFMS.

Apoio - Por meio do Edital nº 041/2022, foram disponibilizados R$ 75 mil para a realização da SCT 2022, sendo R$ 7 mil para cada campus, além de R$ 5 mil para que o Campus Campo Grande promova o Semict 2022.

O apoio financeiro foi viabilizado por meio do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi). O auxílio é destinado exclusivamente para despesas de custeio dos eventos, que precisam ser comprovadas e estão sujeitas a prestação de contas posteriormente.

Semana de Ciência e Tecnologia - É realizada há 12 anos pelo IFMS, sempre no mês de outubro, e tem como objetivo divulgar as ações desenvolvidas com estudantes e servidores da instituição nas áreas do ensino, pesquisa e extensão.

Informações e fotos das edições anteriores estão disponíveis na página da Semana de Ciência e Tecnologia.

* Texto atualizado às 8h37 de 29/09/2022 para inclusão da informação de que os dez campi do IFMS estão com as programações do evento divulgadas.