Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Abertas inscrições para Seminário de Educação Profissional

ProfEPT

Abertas inscrições para Seminário de Educação Profissional

Evento será realizado nos dias 11 e 12 de abril, de forma presencial. Programação conta com palestras e apresentações de trabalhos
por Juliana Aragão publicado: 21/03/2022 13h42 última modificação: 21/03/2022 14h12

Estão abertas as inscrições para o IV Seminário de Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), que será realizado presencialmente nos dias 11 e 12 de abril.

O evento marca o início das atividades da quarta turma do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), ofertado pelo Campus Campo Grande.

Os interessados em acompanhar as palestras e apresentações de trabalhos devem se inscrever no site do Seminário (em "Registre-se), onde também é possível conferir a programação completa do evento.

As atividades são gratuitas e serão realizadas no Completo Multiuso da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), na Capital.

"Estamos felizes em realizar o Seminário presencialmente. Convidamos a todos para participarem dos dois dias de estudos e análises a respeito da Educação Profissional e Tecnológica", convida o coordenador local do mestrado profissional, Dante de Mello.

O coordenador acadêmico local do mestrado profissional, Dante Alighieri Alves de Mello, comemora o retorno do evento em formato presencial. Em 2021, o Seminário foi realizado virtualmente em virtude da pandemia.

"Estamos felizes com a oportunidade de realizar o IV Seminário presencialmente, bem como com a retomada das disciplinas obrigatórias do curso no formato presencial. O evento será a aula magna para os ingressantes da turma 2022, a quarta turma do ProfEPT/IFMS. Convidamos a todos para participarem dos dois dias de estudos e análises a respeito da Educação Profissional e Tecnológica", convida.

O evento tem como público-alvo estudantes de graduação, pós-graduação, docentes, servidores de instituições de ensino técnico e superior, bem como pesquisadores e demais interessados na educação profissional e tecnológica.

As inscrições devem ser feitas até 7 de abril. Ao clicar em "Registre-se" no site do evento, o interessado deverá, inicialmente, preencher um cadastro. Uma vez cadastrado, basta fazer a inscrição na atividade de interesse.

Aqueles que comprovarem a participação nas atividades por meio da assinatura nas listas de presença receberão a respectiva certificação. A carga horária total é de 17 horas.

Programação - O evento será aberto às 8 horas do dia 11 de abril. Em seguida, o professor Rony Cláudio de Oliveira Freitas, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), fala sobre "A Importância do ProfEPT para a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e para o modelo de ensino fruto da criação dos IF".

Na sequência, os ingressantes nas turmas de 2019 e 2021 do mestrado profissional irão apresentar os produtos educacionais que estão sendo desenvolvidos. A programação do primeiro dia do evento se encerra com uma roda de conversa entre professores e alunos do ProfEPT.

No dia 12 de abril, estão previstas novas apresentações de alunos do mestrado profissional, além de uma palestra sobre "Panorama e tendências da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil".

No encerramento do Seminário, os estudantes da especialização em Docência para Educação Profissional, Científica e Tecnológica ofertada pelo IFMS também terão a oportunidade de apresentar as pesquisas que estão sendo desenvolvidas.

Mestrado Profissional - A primeira pós-graduação stricto sensu do IFMS começou a ser ofertada em 2018. Sob a coordenação do Ifes, o mestrado profissional é oferecido por instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

O curso, com vagas destinadas a servidores da Rede Federal e ao público externo, visa à produção de conhecimento e ao desenvolvimento de produtos educacionais voltados ao ensino da educação profissional e tecnológica.

Para 2022, foram ofertadas 942 vagas nas 40 instituições associadas ao programa em todo o Brasil.

A aula inaugural para as turmas ingressantes este ano será realizada no dia 5 de abril, a partir das 16h30 (horário de Mato Grosso do Sul), com transmissão ao vivo pelo canal do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) no Youtube. A professora Lucília Machado fará a palestra "Educação Profissional e Tecnológica: concepção e prática".

Mais informações sobre o mestrado profissional ofertado pelo IFMS estão disponíveis na página do curso.