Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Abertas inscrições para Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica

Semict 2022

Abertas inscrições para Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica

Podem participar estudantes de nível superior do IFMS. Evento será realizado nos dias 24 e 25 de novembro, em Campo Grande
por Laura Silveira publicado: 06/09/2022 16h43 última modificação: 06/09/2022 16h43

Estudantes de nível superior do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) têm até 28 de setembro para se inscrever no Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Semict 2022). As regras estão dispostas no Edital nº 063/2022 publicado na Central de Seleção.

A inscrição do trabalho de pesquisa é gratuita e deve ser feita por meio do formulário eletrônico disponibilizado. Os estudantes devem apresentar os resultados do trabalho de pesquisa, desenvolvido nos campi de origem, por meio de resumo expandido e, opcionalmente, vídeo.

A participação é obrigatória para bolsistas envolvidos nos projetos de pesquisa selecionados por meio do Edital nº 030/2021 e que tenham participado nas modalidades Pibic, Pibic-Af e Pibiti do CNPq/IFMS.

É facultativa a participação dos discentes voluntários participantes dos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica, além dos demais acadêmicos dos cursos de nível superior do IFMS envolvidos em projetos de pesquisa.

Os orientadores dos estudantes devem confirmar a participação dos mesmos no evento por meio de planilha disponibilizada pela Coordenação de Pesquisa e Inovação (Copei) do campus.

Regras - O resumo expandido deve ser elaborado conforme modelo padrão disponibilizado pela Propi. A apresentação de cada estudante é individual.

Já para a gravação do vídeo, que é opcional, os estudantes podem verificar as orientações no item 8 do edital. Após finalizado, ele deve ser disponibilizado no YouTube.

A avaliação dos projetos será realizada com base na apresentação do banner disponibilizado, bem como as informações contidas no resumo expandido, observando critérios como estrutura visual, organização e qualidade técnica, relevância social, cultural e/ou política do trabalho, relevância em termos de desenvolvimento científico e tecnológico, domínio do conteúdo, clareza na exposição presencial.

Seminário - Com o objetivo de avaliar e acompanhar os Programas de Iniciação Científica e Tecnológica, o evento é promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi) com apoio dos dez campi do IFMS e representa um espaço para apresentação de atividades de pesquisa desenvolvidas por estudantes de nível superior.

O evento será realizado em Campo Grande e também visa valorizar as atividades de pesquisa, desenvolver o pensamento científico e a iniciação à pesquisa, além de divulgar, acompanhar e avaliar os trabalhos desenvolvidos pelos orientadores e estudantes e promover o intercâmbio de conhecimento.

Além da exposição dos trabalhos científicos, o Semict 2022 conta com palestras cujas temáticas estão relacionadas à produção científica e informações sobre os Programas do CNPq e demais agências de fomento à pesquisa científica; espaços temáticos de apresentação de resultados dos trabalhos realizados pelos grupos de pesquisa do IFMS; e Encontro dos Grupos de Pesquisas do IFMS para apresentação dos projetos desenvolvidos e publicações oriundas de tais grupos.

O evento integra oficialmente a programação da Semana de Ciência e Tecnologia do IFMS, que é realizada em outubro.

O contato com a Comissão Organizadora do evento poderá ser realizado pelo e-mail ou por meio do representante de cada campus.