Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Aberta nova seleção para a Casa do Estudante Universitário

Nova Andradina

Aberta nova seleção para a Casa do Estudante Universitário

São ofertadas 14 vagas, destinadas a alunos que ingressarão no ensino superior a partir do segundo semestre deste ano
por Osvaldo Sato publicado: 30/06/2022 14h57 última modificação: 30/06/2022 14h58

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou na quarta-feira, 29, o edital de abertura da seleção de acadêmicos “calouros”, dos cursos presenciais de graduação do Campus Nova Andradina, para ingresso na Casa do Estudante Universitário (CEU).

Foram abertas 14 vagas nos alojamentos, sendo 7 no masculino e 7 no feminino, com reserva de uma vaga em cada um deles para pessoas com deficiência (PCD).

Caso não exista procura pelas vagas reservadas para PCD, as mesmas poderão ser ocupadas por estudantes selecionados em ampla concorrência.

O edital de abertura, com todas as regras do processo seletivo, está disponível na Central de Seleção.

Requisitos – Para participar do processo seletivo é necessário ao acadêmico:

• não ter passado por processo disciplinar de estudante, devidamente apurado e transitado em julgado, enquanto esteve em um dos cursos do Campus ou na Moradia Estudantil;
  • não ter sido aprovado em todas as disciplinas necessárias para a conclusão do curso de graduação;
  • residir a, no mínimo, 30 km de distância da Casa do Estudante Universitário;
  • não ser contemplado com transporte escolar;
  • apresentar a documentação exigida no prazo previsto neste Edital; e
  • comprovar renda per capita familiar inferior ou igual a um salário mínimo e meio.

Inscrições – O discente deverá realizar agendamento prévio para efetuar a inscrição e entrega da documentação solicitada. O agendamento pode ser feito pelo telefone (67) 99620-5592 (usando o aplicativo Whatsapp) ou presencialmente na Diretoria de Gestão de Moradia Estudantil, localizada campus, no horário das 8h às 11h e das 13h às 16h.

As inscrições ocorrem de 6 a 8 de julho, presencialmente no Campus Nova Andradina, que fica na Rodovia MS-473, km 23, s/nº.

Seleção – Será composta por três etapas eliminatórias. Na primeira será realizada a avaliação socioeconômica, com análise dos documentos exigidos em edital.

A etapa seguinte consistirá em uma entrevista para verificação das condições socioeconômicas dos candidatos, realizada pela assistente social da unidade. Já a última etapa será o comparecimento dos acadêmicos selecionados na Reunião de Recepção.

Os selecionados que não comparecerem à entrevista e à Reunião de Recepção, quando convocados, estarão eliminados do processo seletivo.

O principal critério da seleção é a renda per capita do candidato. Em caso de empate, terá prioridade, nesta ordem: estudante beneficiário de Programa de Transferência de Renda; com maior número de integrantes no grupo familiar; que resida em maior distância da cidade de origem até a área urbana do município; que esteja matriculado em curso de graduação de período integral; que tenha a maior idade.

Cronograma – O período para realização das entrevistas é de 18 a 20 de julho, com resultado preliminar no dia seguinte, 21. Após período para recursos, o resultado final está previsto para 27 do mesmo mês.

A Reunião de Recepção acontecerá no dia 29 de julho, em local e horário a ser informado por e-mail aos selecionados.

Casa do Estudante – Foi implantada em 2022 pelo Campus Nova Andradina, com objetivo de abrigar acadêmicos de seus cursos de graduação. Ela está localizada na Av. Rio Brilhante, n° 1.039, bairro Guiomar Soares Andrade. A residência é formada por cinco casas que possuem, cada uma, sala, cozinha, dois quartos, banheiro e lavanderia.

O primeiro edital de seleção da CEU foi publicado em março, voltado a estudantes "veteranos". Agora, o edital destina-se exclusivamente a estudantes "calouros", que ingressarão na instituição no segundo semestre letivo.