Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Aberto novo curso livre a distância de Libras Básico

EAD

Aberto novo curso livre a distância de Libras Básico

Com carga horária de 40 horas, formação é ofertada sem tutoria. IFMS oferece outras 14 opções de cursos livres gratuitos
por Laura Silveira publicado: 08/02/2022 07h04 última modificação: 08/02/2022 07h04

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas para o novo curso livre de Libras Básico, ofertado a distância e sem tutoria neste primeiro semestre de 2022.

O curso é voltado a docentes, demais profissionais da educação e a interessados em aprender as bases e ter o primeiro contato com a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Com carga horária de 40 horas, o conteúdo do curso inclui: vocabulário básico e usual do cotidiano; alfabeto manual, números, datilologia, cumprimentos, verbos, calendário, semana, meses, ano, horas, cores; sinais dos contextos escolar e  familiar; introdução aos cinco parâmetros das Libras; expressões faciais e sentimentos, adjetivos, antônimos, pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos.

"A oferta do curso gratuito e acessível aos interessados vem ao encontro dos objetivos da proposta, que é promover a difusão da Libras e oportunizar o conhecimento básico da língua", ressalta a proponente do curso e intérprete de Libras do Campus Ponta Porã, Tânia Fujii.

"A oferta do curso gratuito e acessível aos interessados vem ao encontro dos objetivos da proposta, que é promover a difusão da Libras e oportunizar o conhecimento básico da língua, tendo em mente que todo sujeito tem seus direitos e deveres, e a comunicação é um deles", ressalta a proponente do curso e intérprete de Libras do Campus Ponta Porã, Tânia Fujii.

O projeto também teve participação dos docentes Carlos Terrazas (Campus Coxim) e Guilherme Princival (Campus Ponta Porã), e da também intérprete de Libras Suliane Barros, lotada na reitoria do IFMS.

Inscrições - São gratuitas e devem ser feitas até 18 de junho, na plataforma de Cursos Livres do IFMS.

Caso o interessado não tenha cadastro na plataforma, deverá criar uma conta e preencher os dados solicitados. É importante inserir o nome e o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) corretamente, uma vez que essas informações serão utilizadas na emissão online do certificado.

Outro dado importante é o e-mail utilizado no cadastro, pois será por meio dele que o interessado receberá o link de confirmação para fazer o primeiro acesso à plataforma.

Cursos livres - O IFMS oferta outras 14 opções de cursos livres neste semestre, com carga horária que varia de 20 a 60 horas:

• Conceitos Básicos de Química - 20 horas
  • Conhecendo o IFMS - 30 horas
  • Comunicação Eficaz para Vendas - 30 horas
  • Formação Pedagógica para EAD - 50 horas
  • Francês Básico - 30 horas
  • Moodle para Educadores - 30 horas
  • Videoaula - Da Concepção à Postagem - 60 horas
  • Ética e Integridade na Pesquisa - 20 horas
  • LET US PLAY: maximização de atividades na educação física escolar - 20 horas
  • Introdução à inteligência artificial - 30 horas
  • Introdução à lógica de programação - 30 horas
  • Matemática: Álgebra Básica - 40 horas
  • Introdução a Lógica - 45 horas
  • Operação dos Tratores da Linha 5E - 20 horas

Todos os cursos deverão ser concluídos até o dia 30 de junho. O certificado será emitido pelo próprio estudante.

Mais informações sobre os cursos livres do IFMS, ofertados pelo Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (Cread), podem ser obtidas pelo e-mail .