Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Aberto prazo de inscrições para Programa de Auxílio Monitoria

Estudante

Aberto prazo de inscrições para Programa de Auxílio Monitoria

São 136 vagas distribuídas nos dez campi. Estudantes de cursos técnicos e da graduação podem se inscrever até 6 de março
por Juliana Aragão publicado: 24/02/2022 13h19 última modificação: 03/03/2022 11h52

Estão abertas as inscrições no edital do Programa de Auxílio Monitoria do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), que irá selecionar estudantes de cursos técnicos e da graduação para atuarem como monitores neste primeiro semestre.

Os selecionados desenvolverão as atividades de monitoria durante oito horas semanais. O auxílio mensal é de R$ 150 para estudantes de cursos técnicos, e de R$ 300 para os da graduação.

Ao todo, são 136 vagas distribuídas nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. Confira o quadro completo por campus e nível de ensino.

O edital do processo seletivo está publicado na Central de Seleção do IFMS

Inscrições - Devem ser feitas até 6 de março, na Página do Candidato da Central de Seleção.

É necessário escolher apenas um campus/área/turno oferecido pelo IFMS, e anexar o comprovante de dados bancários.

Além de estar cursando, no mínimo, o 2º período, o estudante deve ter sido aprovado nas unidades curriculares que caracterizam a área da monitoria pretendida, e ter compatibilidade entre os horários das atividades acadêmicas e os propostos para o desenvolvimento da monitora.

O candidato não pode ter sido monitor nos últimos quatro semestres consecutivos, não ter desistido da atividade de monitoria anteriormente e nem estar respondendo a Processo Disciplinar Discente.

Seleção - Será realizada em duas etapas, pelo diretor de Ensino do campus em conjunto com o coordenador de curso/eixo e docentes das áreas contempladas, preferencialmente o professor-orientador da monitoria.

A primeira etapa será uma entrevista, prevista para ocorrer entre 9 e 15 de março. Nesta fase, serão avaliados a disponibilidade do candidato, o interesse pela área, o perfil para a atividade de monitor e a desenvoltura.

A outra nota será a do Coeficiente de Rendimento (CR), considerando apenas as unidades curriculares da área em que o estudante concorre.

Os resultados preliminar e final serão divulgados nos dias 21 e 28 de março, respectivamente.

Programa - A monitoria é uma das iniciativas do Programa de Permanência e Êxito dos Estudantes do IFMS, cujo objetivo principal é apoiar as atividades que contribuam para o fortalecimento dos cursos da instituição. 

Os objetivos do programa são prestar apoio ao aprendizado dos estudantes e despertar neles o interesse pelo ensino, além de oportunizar a participação no processo educacional e em situações extracurriculares que o conduzam à plena formação.

Vagas por campus e nível de ensino

Campus Vagas em cursos técnicos Vagas na graduação
Aquidauana 12 03
Campo Grande 20 03
Corumbá 10 02
Coxim 12 02
Dourados 12 01
Jardim 07 01
Naviraí 08 02
Nova Andradina 08 02
Ponta Porã 15 03
Três Lagoas 07 06