Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Aberto prazo para matrículas em cursos de graduação

Cursos Superiores

Aberto prazo para matrículas em cursos de graduação

Seleção é voltada para portador de diploma, reingresso e transferências. Convocados devem efetuar matrícula on-line até o dia 23
por Osvaldo Sato publicado: 19/08/2022 08h21 última modificação: 19/08/2022 08h21

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) inicia nesta sexta-feira, 19, o período de matrículas para os candidatos convocados na seleção para ingresso em cursos de graduação nas modalidades portador de diploma, reingresso e transferências interna e externa.

O resultado final com a classificação dos candidatos e a convocação da primeira chamada para matrículas estão publicados na Central de Seleção do IFMS.

Os candidatos aprovados têm até o dia 23 de agosto para efetuarem a matrícula on-line. Os classificados em lista de espera também podem acessar o sistema para efetuar sua manifestação de interesse à vaga.

A matrícula é ato obrigatório para todos os candidatos “aptos à matrícula”. Caso não solicite a matrícula ou não envie a documentação correta, sua vaga será disponibilizada para a lista de espera.

Já a manifestação de interesse assegura ao candidato em lista de espera apenas a expectativa de direito à vaga ofertada, estando a matrícula ou o registro acadêmico condicionados à existência de vaga e ao atendimento de todos os requisitos legais e regulamentares.

Matrículas - Tanto a solicitação de matrícula quanto a manifestação de interesse na vaga devem ser feitas de forma on-line, no Sistema de Matrículas do IFMS.

Em ambos os casos, o candidato deverá anexar ao sistema os seguintes documentos:

• requerimento de matrícula preenchido e assinado;
  • carteira de identidade (RG) ou outro documento oficial de identificação com foto;
  • documento digitalizado que comprove estar em dia com o Serviço Militar, para os brasileiros entre 19 e 45 anos;
  • foto 3x4 recente digitalizada;
  • diploma digitalizado de curso superior reconhecido pelo MEC, para candidatos portadores de diploma;
  • comprovante de matrícula recente digitalizado de curso superior (transferência externa);
  • histórico acadêmico/escolar digitalizado, com carga horária, notas ou menções das unidades curriculares.

Dúvidas frequentes sobre a utilização do site de matrículas podem ser consultadas no seguinte endereço eletrônico http://matricula.ifms.edu.br/faq/ .

Seleção - O processo seletivo foi realizado por meio da compatibilidade entre o conteúdo programático do curso em que se pretende ingressar com as unidades curriculares já cursadas na instituição de origem (transferências e portador de diploma) e pelo Coeficiente de Rendimento (reingresso).

Foram ofertadas 462 vagas em 17 opções de cursos de graduação, entre superiores de tecnologia, bacharelados e licenciaturas, nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Os selecionados ingressarão nos cursos superiores do IFMS neste semestre.