Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Alunos do IFMS se destacam na Jornada de Foguetes

Alunos do IFMS se destacam na Jornada de Foguetes

Equipes dos campi Três Lagoas, Campo Grande e Corumbá conquistam títulos de campeão e vice-campeões na competição nacional
por Osvaldo Sato publicado: 22/11/2022 09h13 última modificação: 24/11/2022 09h14
  • Estudantes participaram do evento nacional em Barra do Piraí-RJ. Foto: Divulgação/IFMS

• Estudantes participaram do evento nacional em Barra do Piraí/RJ. Foto: Divulgação/IFMS

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) participou de 24 a 27 de outubro da sexta turma da 33ª Jornada Brasileira de Foguetes, realizada em Barra do Piraí/RJ, tendo conquistado resultados expressivos.

As quatro equipes da instituição inscritas no evento conquistaram posições de destaque.  A do Campus Três Lagoas recebeu o troféu de campeã, enquanto as demais, sendo uma do Campus Corumbá e duas do Campus Campo Grande, conquistaram troféus de vice-campeãs.

Orientador das equipes de Campo Grande, professor Dante Mello, destaca a importância de eventos como este no incentivo à formação de profissionais em diversas áreas.

“Parabenizamos as equipes participantes e desejamos que o IFMS e o Brasil possam continuar investindo cada vez mais no desenvolvimento de pesquisas nestas áreas que fomentam a formação de novos cientistas, engenheiros, astronautas e entusiastas pela Ciência e pelo conhecimento em geral”.

Na competição, os estudantes precisam construir seus próprios foguetes, utilizando materiais recicláveis, como garrafas PET. O lançamento deve ser feito a partir de uma reação química, que utiliza vinagre com concentração de 4% de ácido acético e bicarbonato de sódio.

Para a aluna Ananda Modesto Rodrigues, campeã da Jornada de Foguetes pelo Campus Três Lagoas, a experiência auxilia na construção do conhecimento de forma interdisciplinar.

“É uma atividade que os estudantes de todas as séries gostam muito de participar, pois é desafiador buscar marcas cada vez melhores, e isso demanda um aprofundamento em temas de diversas disciplinas, como Física, Matemática, Química, Robótica, Siderurgia, Mecânica e Informática”, explica.

Ela ressalta ainda o quão gratificante foram as conquistas das equipes do IFMS, bem como a participação no evento. “Demonstra que conseguimos trabalhar bem no desenvolvimento das bases de lançamento, dos foguetes, dominar as técnicas de lançamento. A participação nestas etapas nacionais permitem a troca de experiência com outros grupos de todas as partes do país”, comemora.

A programação do evento contou também com oficinas de construção de mini-foguetes e motores propulsores, planetário, palestras sobre segurança no lançamento de foguetes e o caminho para a participação em mostras de foguetes de nível superior e em competições internacionais.

Resultados – O lançamento que rendeu o título para a equipe do Campus Três Lagoas alcançou a marca de 152,3 metros de distância.

Já a equipe de Corumbá obteve a marca de 126,2 metros de distância. As equipes 5 e 6 do Campus Campo Grande obtiveram os alcances de 120,5  e 127,5 metros, respectivamente.

O evento – A Jornada é realizada anualmente pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), congregando estudantes dos ensinos fundamental e médio de todo o país.

Seus objetivos são fomentar o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Astronomia e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.

Saiba mais na página do evento.

Equipes do IFMS

Posição Equipe Professor Estudantes
Campeão (1.º) Equipe 37 (Três Lagoas) Joel Becker Ananda Rodrigues, Eduardo Moraes e Jorge de Oliveira
Vice-campeão (2.º) Equipe 5 (Campo Grande) Dante Mello Beatriz Gouvêa e Maressa Silva
Vice-campeão (2.º) Equipe 6 (Campo Grande) Dante Mello Diogo Masacottes, Guilherme Teles e Luís Spengler
Vice-campeão (2.º) Equipe 27 (Corumbá) Afonso Leite Hazael Ribeiro, Carla Martins e Luis de Pinho

* Informações do quadro alteradas às 11h03 de 22/11/2022 para inclusão do nome do estudante Guilherme Telles na Equipe 6, do Campus Campo Grande.