Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Avaliação Docente pelo Discente do 2º semestre é iniciada

Estudante

Avaliação Docente pelo Discente do 2º semestre é iniciada

Estudantes podem participar por meio de sistema eletrônico. São dez questões sobre o perfil de cada professor, metodologias de ensino e de avaliação
por Laura Silveira publicado: 17/10/2022 10h29 última modificação: 17/10/2022 11h01

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abre nesta segunda-feira, 17, a Avaliação Docente pelo Discente (ADD), referente ao 2° semestre. Os estudantes dos dez campi já podem avaliar os professores por meio do sistema eletrônico. O prazo segue até 4 de novembro.

Serão avaliados todos os professores, efetivos ou substitutos, que atuem nos cursos oferecidos pelo IFMS. Nas unidades curriculares que possuem mais de um docente, todos deverão ser avaliados.

"Os estudantes são essenciais nesse processo, por isso contamos com a participação voluntária dos discentes de todos os cursos da instituição", ressalta a Diretora Executiva de Ensino, Marta Luzzi.

Os questionários, compostos por dez questões sobre o perfil do docente, metodologias de ensino e de avaliação, são específicos para a Formação Inicial e Continuada (FIC), ensino técnico, graduação, ensino a distância e pós-graduação.

Entre os itens abordados na avaliação estão: gestão do tempo, clareza, metodologia, recursos didáticos, explicação do conteúdo e esclarecimento das dúvidas, relação de conteúdos com outras áreas/conhecimentos, avaliação, feedback pós-avaliação, ética e permanência/atendimento.

"Os estudantes são essenciais nesse processo, por isso contamos com a participação voluntária dos discentes de todos os cursos da instituição", ressalta a Diretora Executiva de Ensino do IFMS, Marta Luzzi.

ADD - Realizada semestralmente no IFMS, é por meio da Avaliação que são gerados dados e informações precisas, sistemáticos e padronizados, sobre o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.

A ADD tem o objetivo de aprimorar a qualidade dos cursos e de melhorar o desempenho dos professores em aspectos decorrentes de formação acadêmica, experiências profissionais anteriores, pressupostos teórico-metodológicos, posturas pessoais, condições psicológicas, valores culturais e morais.

"Quanto mais participação tivermos, maior será a probabilidade de termos um planejamento mais assertivo, tanto geral quanto em cada campus", explica a diretora.

Além disso, a Avaliação visa auxiliar no planejamento de ações de implementação e efetivação de políticas institucionais, buscando suprir possíveis fragilidades e consolidar os pontos fortes do ensino na instituição.

“A ADD visa coletar dados para que a instituição realize o planejamento para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, a participação dos estudantes é fundamental, pois quanto mais participação tivermos, maior será a probabilidade de termos um planejamento mais assertivo, tanto geral quanto em cada campus", explica Marta Luzzi.

Para conhecer todas as normas da ADD, acesse o Regulamento da Avaliação Docente pelo Discente do Instituto Federal.