Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Bancada Federal garante emenda de R$ 8 milhões para 2023

Bancada Federal garante emenda de R$ 8 milhões para 2023

Recurso extra foi tema de encontro entre reitora Elaine Cassiano e senador Nelson Trad Filho, na sede da reitoria, em Campo Grande
por Juliana Aragão publicado: 16/12/2022 11h38 última modificação: 16/12/2022 11h38
  • Senador esteve na sede reitoria do IFMS, em Campo Grande, na segunda-feira, 12 - Foto: Neiba Ota

O repasse de R$ 8 milhões ao Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), por meio de uma emenda da bancada federal do Estado, foi um dos temas tratados no encontro entre a reitora Elaine Cassiano e o senador Nelson Trad Filho, que ocorreu na sede da reitoria da instituição, em Campo Grande, na segunda-feira, 12.

"Essa homenagem é extensiva a toda bancada federal, e quero aqui ressaltar o carinho que todos nós, senadores e deputados federais, temos pelo IFMS", afirmou o senador.

Durante a visita, o parlamentar recebeu uma homenagem da reitora em agradecimento ao apoio prestado à educação profissional e tecnológica.

"Entendo que essa homenagem é extensiva a toda bancada federal, e quero aqui ressaltar o carinho que todos nós, senadores e deputados federais, temos pelo IFMS, contem sempre com a gente", afirmou o senador diante de gestores e demais servidores da instituição.

A emenda de bancada foi garantida no dia 9 de novembro, quando a reitora do IFMS foi até Brasília (DF) para se reunir com os senadores Simone Tebet, Soraya Thronicke e Nelson Trad Filho, e com os deputados federais Luiz Ovando, Vander Loubet, Fábio Trad, Loester Trutis, Rose Modesto, Tereza Cristina, Beto Pereira e Dagoberto Nogueira.

"Ao destinar essa emenda de R$ 8 milhões, a bancada federal demonstra a sensibilidade e compromisso com a educação profissional e tecnológica ofertada pelo IFMS", destacou a reitora.

"Ao destinar essa emenda de R$ 8 milhões ao IFMS, a bancada federal demonstra a sensibilidade e compromisso com a educação profissional e tecnológica ofertada por nossa instituição. Esse valor será de suma importância para a consolidação dos serviços prestados pelo Instituto em dez municípios e em seus 29 polos de educação a distância espalhados pelo Estado”, destacou Elaine.

Apesar de ser um recurso impositivo (garantido), as emendas de bancada precisam ser aprovadas na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023. A previsão é que o projeto seja votado pelo Congresso Nacional ainda neste mês.

• Reitora Elaine Cassiano em conversa com a senadora Soraya Thronicke, em Brasília (DF) - Foto: Divulgação

• Em novembro deste ano, reitora do IFMS também esteve com o deputado federal Luiz Ovando - Foto: Divulgação

• O deputado federal Vander Loubet recebeu Elaine Cassiano em seu gabinete - Foto: Divulgação

Recurso extra - Dos R$ 8 milhões que a bancada federal destinou ao IFMS para o exercício de 2023, R$ 1 milhão será utilizado para o pagamento de despesas de custeio e os outros R$ 7 milhões serão investidos na ampliação da infraestrutura física dos campi e aquisição de equipamentos.

A reitora adianta que serão feitos os investimentos necessários para garantir a infraestrutura capaz de manter a oferta de cursos técnicos, qualificação profissional, graduação e pós-graduação. “Assim daremos continuidade à nossa missão, que é a de promover a educação de excelência por meio do ensino, pesquisa e extensão”, finalizou.

"Neste ano, o IFMS recebeu R$ 4 milhões da bancada federal e esse aporte orçamentário está sendo extremamente importante. É o que tem permitido darmos continuidade aos nossos processos de licitação de obras", explicou o pró-reitor de Administração, Diego Viveiros.

Nos últimos três anos, os recursos extras garantidos ao IFMS por meio de emendas parlamentares - seja de bancada ou individuais - ultrapassaram os R$ 13 milhões.

Segundo o pró-reitor de Administração, Diego Viveiros, essa fonte de recursos é de extrema importância, principalmente neste momento em que as instituições federais de ensino sentem os impactos dos bloqueios orçamentários realizados pelo Governo Federal no exercício 2022.

"Neste ano, o IFMS recebeu R$ 4 milhões da bancada federal e esse aporte orçamentário está sendo extremamente importante. Isso porque as emendas são impositivas, portanto não sofreram bloqueios ou cortes, como aconteceu com o nosso orçamento discricionário. Esse recurso extra é o que tem permitido darmos continuidade aos nossos processos de licitação de obras, inclusive com finalização prevista para este final de ano", explicou.

Destaque ainda para a emenda de R$ 6 milhões destinada ao IFMS em 2021. Com R$ 4 milhões, foi possível iniciar as obras do Bloco F do Campus Campo Grande (com 20 ambientes de ensino), e com R$ 2 milhões foi iniciada a construção do Bloco C do Campus Dourados (10 ambientes de ensino) e do Bloco C do Campus Jardim (10 ambientes de ensino).