Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Campus Aquidauana entrega jogos didáticos à escola pública

Tecnologia Educacional

Campus Aquidauana entrega jogos didáticos à escola pública

Com incentivo do Edital IFMaker Educador, projeto pretende facilitar ensino de Lógica, Matemática e Geografia
por Paulo Gomes publicado: 22/12/2022 07h08 última modificação: 22/12/2022 07h08
  • Jogos didáticos foram entregues à escola no úlitmo dia 14 - Foto: Campus Aquidauana

• Seis kits do jogo Geológica foram produzidos e entregues pelo IFMS - Foto: Campus Aquidauana

• Jogo tem como base o mapa do Brasil, com rios, picos e rodovias federais - Foto: Campus Aquidauana

O Campus Aquidauana do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) produziu e entregou jogos didáticos pedagógicos à Escola Estadual Professor Antônio Salústio Areias. Foram entregues seis caixas do jogo Geológica, peças de tangram, quatro torres de hanói e seis conjuntos de jogos de palitos com mais de 20 peças.

Os materiais foram idealizados e produzidos como um dos planos de trabalho do projeto "Aprendizado Gamificado: Apoio ao Ensino de Matemática e Geografia, Lógica de Programação com estímulo ao Pensamento Computacional", selecionado para receber recursos no Edital nº 067/2021 - IFMaker Educador.

Para a criação dos jogos foram utilizadas uma impressora 3D e uma cortadora a laser do campus. Também fez parte do plano de trabalho ofertar uma capacitação aos professores para que eles utilizem os jogos em sala de aula.

"É de interesse do Campus Aquidauana dar continuidade a este projeto e atingir o máximo de escolas públicas. Também idealizamos pesquisas que investiguem a efetividade dos jogos no ensino e na aprendizagem", comenta a coordenadora do projeto, Valdinéia Garcia.

Segundo a coordenadora do projeto, professora Valdinéia Garcia, o Geológica, principal material entregue, foi criado com o objetivo de facilitar o aprendizado de Matemática e Lógica, além de permitir ampliação do conhecimento sobre Geografia.

“O nome é Geológica porque acontece em um tabuleiro que eu desenhei à mão livre e constitui o mapa do Brasil, com dez de seus maiores rios, seis picos - sendo o mais alto de cada região brasileira -, e também suas principais rodovias federais. Os jogadores acabam por aprender um pouco de Geografia brasileira enquanto jogam”, explica.

Ainda de acordo com a professora, o jogo é simples e proporciona ao estudante a possibilidade de solucionar problemas de uma forma lúdica, auxiliando no aprendizado em sala de aula.

“O Geológica funciona da seguinte forma: o jogador recebe uma carta que lhe fornece uma origem e um destino, mas para chegar ao destino ele precisa passar por pedágios e pontes, no entanto, ele só consegue passar por eles se resolver uma questão de Lógica ou de Matemática. Vence o jogo quem cumprir mais travessias (vale 3 pontos) acrescido de um ponto para cada questão (de Lógica ou Matemática) que ele conseguir responder”.

O projeto contou com a participação de uma bolsista do IFMS. A estudante Luiza O´Campos, do curso técnico integrado em Informática, trabalhou na montagem dos materiais.

Segundo a professora, o campus continuará desenvolvendo novos jogos para a comunidade, e realizará pesquisas científicas para comprovar a eficiência do uso desses materiais no aprendizado.

"À medida que os editais de fomento forem publicados, é de interesse do Campus Aquidauana dar continuidade a este projeto e atingir o máximo de escolas públicas, tanto no acesso a jogos didáticos pedagógicos quanto de puzzles matemáticos, bem como na capacitação de professores para a utilização dos mesmos. Também idealizamos projetos de pesquisa que investiguem a efetividade da utilização dos jogos no ensino e na aprendizagem de vários conteúdos", finaliza.

IFMaker Educador - O edital tem o objetivo de fortalecer a educação básica por meio da produção de materiais didáticos e soluções aplicadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com capacitações destinadas a professores e estudantes, dos níveis fundamental e médio, de escolas públicas atendidas pelos campi do IFMS.

O valor total do fomento destinado pelo edital foi de R$ 385 mil, sendo R$ 265 mil para apoio ao desenvolvimento dos projetos e R$ 120 mil para o pagamento de bolsas. Os recursos são provenientes do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi).