Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Campus Aquidauana retoma oferta de merenda a estudantes

Campus Aquidauana retoma oferta de merenda a estudantes

Oferta foi retomada em agosto e atende cerca de 350 estudantes dos cursos presenciais ofertados no município
por Osvaldo Sato publicado: 24/08/2022 14h47 última modificação: 03/10/2022 15h45
  • Oferta da merenda em Aquidauana foi retomada na última quinta-feira, 18. Foto: Cristiano Dranka

O Campus Aquidauana do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) retomou na última quinta-feira, 18, a oferta de merenda escolar, que havia sido interrompida em março de 2020, em decorrência da suspensão das atividades presenciais ocasionada pela pandemia do Covid-19.

São cerca de 350 estudantes, matriculados nos cursos presenciais ofertados pelo campus, que recebem a “merenda fria”, como é denominada aquela que não necessita de cozimento. No primeiro dia da oferta, foram servidos pão com margarina, acompanhado de leite com achocolatado ou chá.

O aluno Felipe Rodrigues, matriculado no 4° semestre do curso técnico em Informática,  afirmou que aprovou a merenda e a retomada de sua oferta pelo campus.

Recursos - A fonte dos recursos é a de “Assistência aos Estudantes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica”, descrita como o “fornecimento de alimentação, atendimento médico e odontológico, alojamento e transporte, dentre outras iniciativas típicas de assistência estudantil, cuja concessão seja pertinente sob o aspecto legal e contribua para o acesso, permanência e bom desempenho do estudante”.

Os recursos desta ação são repassados diretamente pelo Ministério da Educação (MEC) ao IFMS, que por sua vez, distribui o recurso dentre os programas constantes no Programa de Assistência Estudantil da instituição.

Assistência Estudantil - A Política de Assistência Estudantil busca promover a permanência e o êxito de estudantes no IFMS, bem como estimular o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Baseada em princípios como o direito ao ensino público, gratuito e de qualidade, tem como finalidades reduzir os índices de reprovação, retenção e evasão escolar decorrentes de dificuldades financeiras, e possibilitar a participação em atividades de ensino, pesquisa e extensão, entre outras.

A Política é organizada em duas dimensões:

• Dimensão Socioeconômica: destina-se aos estudantes com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, com comprovada situação de vulnerabilidade social, sendo obrigatória a participação em processo de seleção socioeconômica, conforme previsto no Paes.
  • Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão: destina-se a todos os estudantes, sendo composta por diversos programas e ações realizados pelas pró-reitorias e campi do IFMS, visando ao desenvolvimento integral do estudante.

O Programa de Assistência Estudantil (Paes) define quais auxílios podem ser concedidos aos estudantes do IFMS. Na dimensão socioeconômica temos as áreas: Auxílio Permanência; Auxílio Transporte; Auxílio Alimentação; Auxílio-Moradia; Auxílio Indígena e Quilombola; e Auxílio Eventual.

Acesse a página da Assistência Estudantil no IFMS para saber mais sobre o tema.