Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Campus Corumbá inaugura laboratório de inovação

Campus Corumbá inaugura laboratório de inovação

Espaço instalado em sala modular visa integrar ações do IF Maker com Incubadora de Empresas e Núcleo de Inovação Tecnológica
por Osvaldo Sato publicado: 09/05/2022 13h48 última modificação: 09/05/2022 14h49
  • Novo ambiente de inovação integra ações do IF Maker, TecnoIF e NIT. Foto: Gabriela Rodrigues

O Campus Corumbá do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) inaugurou na sexta-feira, 6, as instalações do laboratório de inovação, que integra as estruturas do IF Maker (espaço de inovação e prototipagem 3D), a Assessoria de Negócios do TecnoIF (Incubadora Mista e Social de Empresas) e o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT).

“Corumbá é um polo metalúrgico de importância nacional e, com o laboratório do IFMaker em funcionamento, estamos preparados para realizar pesquisas que vão colaborar com o desenvolvimento local", ressaltou a reitora Elaine Cassiano.

A inauguração contou com a presença da reitora, Elaine Cassiano, do diretor-geral do campus Wanderson Batista, além de autoridades municipais, servidores e estudantes da unidade.

Durante a cerimônia, a reitora destacou que o laboratório atende a demandas do município e região.

“Corumbá é um polo metalúrgico de importância nacional e, com o laboratório do IFMaker em funcionamento, estamos preparados para realizar pesquisas que vão colaborar com o desenvolvimento local. Além disso, as portas estarão abertas para pesquisadores que desejem desenvolver seus produtos com o apoio da instituição”, explicou.

Elaine ressaltou, ainda, o sentimento de entregar a infraestrutura aos estudantes de Corumbá. “Estou muito feliz de estar presente com a comunidade neste momento importante para o campus”, afirmou.

O laboratório possui 90,42 m² e está instalado em uma sala modular, ao lado do Hotel Tecnológico do campus.

Os recursos para a construção do espaço são provenientes de um Termo de Execução Descentralizada (TED) da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), que destinou R$ 2.379.499,00 para implantação dos laboratórios nos dez campi do IFMS.

"Na cultura maker o estudante explora o conhecimento por meio de experimentos e pode produzir, a partir de ideias, projetos com a utilização de ferramentas encontradas no ambiente”, destacou o diretor-geral do campus, Wanderson Batista.

O diretor-geral do campus, Wanderson Batista, ressaltou os benefícios que a implantação do laboratório proporcionará à comunidade escolar.

“O espaço maker é mais um avanço para educação profissional e tecnológica, pois marca o rompimento do conceito de que o professor apresenta tudo pronto para o aluno. Na cultura ‘faça você mesmo’, o estudante explora o conhecimento por meio de experimentos e pode produzir, a partir de ideias, projetos com a utilização de ferramentas encontradas no ambiente”, destacou.

Integração - Ao integrar os espaços do IF Maker, TecnoIF e NIT, o Campus Corumbá buscou criar um ecossistema de inovação que se configure como um ambiente inspirador para o surgimento de ideias e novos produtos.

Dentre os equipamentos disponibilizados estão a impressora 3D, a cortadora laser, caneta 3D e computadores. O campus pretende montar um corpo técnico de apoio, com coordenação local, servidores e estagiários.

Para equipar o laboratório, o Campus Corumbá participou do edital de estruturação dos ambientes integrados de inovação da TecnoIF, no ano de 2021, que concedeu R$ 10 mil para o ambiente.

Com a instalação do espaço, estão previstas atividades integradas como oficinas de prototipagem 3D para estudantes e os “Open Lab Day”, quando o laboratório é aberto à comunidade externa.

A infraestrutura também será utilizada para a pré-incubação de empresas, por meio da TecnoIF. A incubadora do IFMS visa facilitar o processo de geração e consolidação de empreendimentos inovadores, por meio da formação de empreendedores em aspectos técnicos e gerenciais.

Formatura - Na passagem por Corumbá, a reitora Elaine Cassiano presidiu a colação de grau de concluintes do curso superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e a diplomação de estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio em Informática e Metalurgia.

A formatura foi realizada no auditório do Campus, com a participação do diretor-geral, servidores e familiares.