Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Inauguradas ampliações de infraestrutura no Campus Dourados

Inauguradas ampliações de infraestrutura no Campus Dourados

Lançada a obra de construção do bloco C de salas de aula para ampliar a capacidade de oferta de cursos e vagas na unidade
por Osvaldo Sato publicado: 31/05/2022 15h23 última modificação: 31/05/2022 15h23
  • Evento de inauguração também anunciou novos investimentos. Foto: Campus Dourados

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) inaugurou na última sexta-feira, 27, o Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) e as cinco salas modulares, que dentre outras funções, abrigam os laboratórios do IF Maker e do TecnoIF, voltados às ações de inovação e empreendedorismo. Também foi lançada a obra de construção do bloco C de salas de aula, que deve ampliar a capacidade de oferta de cursos e vagas na unidade.

O evento contou com a participação da reitora do IFMS, Elaine Cassiano, do diretor-geral do Campus, Carlos Figueiredo, autoridades, representantes políticos, servidores e estudantes.

"Os recursos para os avanços que estamos conquistando no IFMS foram conseguidos porque nós temos bons projetos. Nós temos foco e sabemos fazer parcerias. Temos uma meta que é atender, cada vez melhor, a todos os estudantes que decidiram estar conosco. Agradeço a bancada federal por nos ajudar com os recursos para a construção do novo bloco e, mais uma vez, agradeço a todos e a todas que nos apoiam para o sucesso", disse a reitora Elaine Cassiano.

O investimento para construção do barracão que abriga o Centro de Recondicionamento de Computadores é de R$ 293,7 mil, oriundos de emenda parlamentar e também do orçamento da Reitoria e do Campus. Já para a expansão das salas modulares, que abrigam as unidades do IF Maker e do TecnoIF, o recurso investido será de R$ 445,3 mil.

“O barracão do CRC é a concretização de um sonho da nossa unidade, em parceria com o Ministério das Comunicações, que trará para a comunidade de Dourados acesso à tecnologias com os computadores que serão recondicionados, melhorando também e impactando a educação de nossos estudantes”, destacou o diretor-geral Carlos Figueiredo.

Novo Bloco - O evento marcou ainda o lançamento da obra do bloco C de sala de aula, que ampliarão a capacidade do Campus ofertar novas turmas em seus cursos.

“A construção do bloco C com dez novas salas de aula oportunizará acesso a até 1200 estudantes, que terão aulas de qualidade em ambiente propício, podendo se desenvolver e contribuir com o desenvolvimento de nossa região”, explicou o  diretor-geral.

Segundo a Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodi), em dados divulgados na plataforma IFMS em Números, a previsão de investimento para a construção do bloco é de R$ 3,4 milhões de reais, e a obra deve ser concluída no primeiro semestre de 2023.

Obras entregues - O novo barracão serve ao Centro de Recondicionamento de Computadores, que atua na inclusão digital com formação de pessoas e recondicionamento de equipamentos para doação à comunidade e/ou instituições.

Já as salas modulares integram a estrutura do Campus e, dentre outras funções, são utilizadas pelo IF Maker, o laboratório de inovação e prototipagem do IFMS, incluindo a área de robótica, além das atividades do TecnoIF, a incubadora de empresas da instituição.

O diretor-geral do Campus explicou os novos investimentos anunciados no evento.

“Recebemos ainda a notícia de liberação de recursos da Fundect para implantação do nosso Game Lab, que é nosso laboratório de jogos, além de recursos para implantação de bolsas para estudantes que atuarão no desenvolvimento de um novo jogo, dentro das propostas do nosso curso superior de Jogos Digitais”, explicou.

A reitora do IFMS explicou que os recursos para essas duas obras são resultado de articulação institucional. "Levamos ao governo do Estado as nossas demandas em prol do município e dos estudantes e, em parceria, vamos ter nosso laboratório e colaborar com o desenvolvimento de Dourados", explicou.

Campus Dourados - A implantação do Campus Dourados do IFMS é resultado da terceira fase de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, tendo iniciado suas atividades no segundo semestre de 2014, em espaço cedido por uma escola estadual.

A mudança para a sede definitiva, localizada na Rua Filinto Müller, 1.790, Jardim Canaã I, ocorreu no primeiro semestre de 2016. Na ocasião, o campus iniciou a oferta do curso técnico integrado em Informática para Internet.

Atualmente, o Campus oferta outros cursos subsequentes, concomitantes, Proeja, cursos a distância, de idiomas, o curso superior de Tecnologia em Jogos Digitais e as especializações em Docência para Educação Profissional, Científica e Tecnológica e de Gestão de Organizações.