Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Campus Nova Andradina realiza diagnóstico institucional

PDI 2024-2028

Campus Nova Andradina realiza diagnóstico institucional

Ação é parte da construção do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e envolve participação de estudantes e servidores da unidade
por Osvaldo Sato publicado: 02/09/2022 13h42 última modificação: 14/09/2022 10h11

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realiza na segunda e terça-feira, 5 e 6, a análise dos ambientes interno e externo à instituição, como parte da construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2024-2028 da instituição.

Desta vez a unidade que realiza a atividade é o Campus Nova Andradina, sendo a nona da ação que envolve todos os campi e reitoria.

Nesta, os estudantes e servidores da unidade fazem a identificação de forças, fraquezas, ameaças e oportunidades, por meio da aplicação da ferramenta de gestão Matriz Swot (do inglês strengths, weaknesses, opportunities e threats).

Na metodologia, inicialmente os participantes recebem as instruções para a realização da atividade e depois retornam para seus ambientes, de aula ou trabalho, para análise e elaboração do diagnóstico.

Cada estudante ou servidor deve escolher um dentre os horários disponíveis para realização da atividade: na segunda-feira, das 14 às 16h30, as atividades serão desenvolvidas de forma simultânea, na sede do Campus do IFMS (Rodovia MS–473, km 23, s/nº) e na UFMS (Av. Rosilene Lima Oliveira, 64). Nesta última, a ação ocorre também no período noturno, das 19h30 às 22h e no dia posterior, terça-feira, das 8 às 11h.

A aplicação da Matriz SWOT é desenvolvida pela subcomissão de Planejamento Estratégico para o PDI 2024-2028.

Demais unidades – Desde o mês de agosto, a Matriz Swot foi aplicada nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Naviraí e Ponta Porã, além da reitoria do Instituto Federal.

A realização dos diagnósticos nas demais unidades se encerra neste mês de setembro, com aplicação no Campus Jardim (dias 12 e 13) e no Campus Três Lagoas (14 e 15).

Os dados obtidos subsidiarão, posteriormente, a construção do Mapa Estratégico do IFMS, documento em que serão estabelecidos os planos e ações para o alcance dos objetivos esperados pelo período de 2024 a 2028.

Confira o cronograma atualizado para a aplicação da Matriz Swot:

Unidade Datas
Campus Aquidauana 17 e 18 de agosto
Campus Campo Grande 08 e 09 de agosto
Campus Corumbá 03 de agosto (servidores) e 11 de agosto (estudantes)
Campus Coxim 22 e 23 de agosto
Campus Dourados 25 e 26 de agosto
Campus Jardim 12 e 13 de setembro
Campus Naviraí 29 e 30 de agosto
Campus Nova Andradina 05 e 06 de setembro
Campus Ponta Porã 24 e 25 de agosto
Campus Três Lagoas 14 e 15 de setembro
Reitoria 15 e 16 de agosto

PDI 2024-2028 – O novo Plano de Desenvolvimento Institucional norteará as ações do IFMS entre 2024 e 2028.

O Plano tem a função de estabelecer os objetivos e metas institucionais para as áreas do ensino, pesquisa, inovação, pós-graduação, extensão, gestão de pessoas, infraestrutura física e tecnológica, instalações acadêmicas, organização administrativa e gestão orçamentária.

São 14 eixos temáticos, previstos no Decreto nº 9.235/2017:

• perfil Institucional;
  • metodologia;
  • planejamento estratégico;
  • projeto pedagógico;
  • cursos, seleção e ingresso;
  • atendimento ao discente;
  • gestão de pessoas;
  • acessibilidade;
  • avaliação e acompanhamento;
  • monitoramento, controle e revisão;
  • biblioteca;
  • gestão financeira e orçamentária;
  • gestão de riscos
  • infraestrutura.

O processo de construção do documento prevê etapas de participação social, com audiências públicas, o Congresso do Mapa Estratégico e a Consulta Pública à minuta do Plano.

Mais informações estão disponíveis na página do PDI 2024-2028. Dúvidas e pedidos de informações sobre o assunto devem ser encaminhados para o e-mail .