Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Comissão apresenta resultados da análise institucional

PDI 2024-2028

Comissão apresenta resultados da análise institucional

Metodologia SWOT (forças, fraquezas, ameaças e oportunidades) foi aplicada nos dez campi e Reitoria, com participação de servidores e estudantes
por Osvaldo Sato publicado: 08/11/2022 14h50 última modificação: 08/11/2022 14h50
  • Em Corumbá, servidores participaram no dia 3 e estudantes no dia 11 de agosto - Foto: Campus Corumbá

• Em Campo Grande, servidores e estudantes participaram nos dias 8 e 9 de agosto - Foto: Campus Campo Grande

• Estudantes e servidores de Aquidauana lotaram a Biblioteca para fazer a Matriz Swot - Foto: Campus Aquidauna

• Em Aquidauana, atividade terminou nesta quinta-feira, 18 - Foto: Campus Aquidauna

• Reuniões na Reitoria foram realizadas na segunda e terça-feira, 15 e 16 - Foto: Ascom/IFMS

• Reitora Elaine Cassiano abriu os trabalhos na Matriz Swot na Reitoria - Foto: Ascom/IFMS

• Matriz Swot é coordenada pela Subcomissão de Planejamento Estratégico do PDI 2024-28 - Foto: Ascom/IFMS

O Intituto Federal de Mato Grosso do Sul  (IFMS) publicou o resultado da análise dos ambientes interno e externo à instituição, realizado como parte da construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2024-2028.

Estudantes e servidores participaram das atividades propostas, com aplicação da metodologia da ferramenta de gestão Matriz SWOT (do inglês strengths, weaknesses, opportunities e threats), onde se pode identificar as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades inerentes à instituição.

A ação foi desenvolvida pela subcomissão de Planejamento Estratégico para o PDI 2024-2028 entre os meses de agosto e setembro, tendo percorrido os dez campi e reitoria.

O coordenador da subcomissão e diretor de Planejamento do IFMS, Diego Tadeu Silva, explicou como foi realizada a análise e a importância da apropriação dos resultados por parte da comunidade escolar.

“A finalização da análise estratégica se desenvolveu pela observação dos cruzamentos mais relevantes entre fatores internos e externo, para os quais são discutidas propostas de como a instituição pode usar forças para aproveitar as oportunidades e para se proteger das ameaças, minimizar fraquezas para aproveitar as oportunidades ou aproveitar as oportunidades para minimizar as fraquezas; e mitigar fraquezas para minimizar impacto das ameaças", disse.

Além do painel completo da análise SWOT, a página do PDI 2024-28 traz todas as informações sobre o processo de elaboração do planejamento.

Próximas etapas - Segundo o diretor, com essa análise, será dado início a confecção do Mapa Estratégico da instituição, outra importante etapa da construção do PDI 2024-2028.

“A próxima etapa de elaboração do PDI 24-28 será confeccionar o mapa estratégico, que é a ferramenta que comunica as estratégias institucionais e estabelece as relações de causa e efeito entre as perspectivas e os objetivos estratégicos, baseados na Missão, Visão e Valores da instituição”, afirmou Diego Tadeu.

“A próxima etapa do processo de elaboração do PDI 24-28 será confeccionar o mapa estratégico, que é a ferramenta que comunica as estratégias institucionais e estabelece as relações de causa e efeito entre as perspectivas e os objetivos estratégicos, baseados na Missão, Visão e Valores da instituição”, afirmou.

O Mapa Estratégico deve conectar todos os principais elementos da estratégia da instituição, explicitando o que deve ser alcançado para que sua visão de futuro se realize, dentro dos limites dados pelos valores e em conformidade com sua missão.

PDI 2024-2028 – O novo Plano de Desenvolvimento Institucional norteará as ações do IFMS entre 2024 e 2028.

O documento tem a função de estabelecer os objetivos e metas institucionais para as áreas do ensino, pesquisa, inovação, pós-graduação, extensão, gestão de pessoas, infraestrutura física e tecnológica, instalações acadêmicas, organização administrativa e gestão orçamentária.

São 14 eixos temáticos, previstos no Decreto nº 9.235/2017:

• perfil Institucional;
  • metodologia;
  • planejamento estratégico;
  • projeto pedagógico;
  • cursos, seleção e ingresso;
  • atendimento ao discente;
  • gestão de pessoas;
  • acessibilidade;
  • avaliação e acompanhamento;
  • monitoramento, controle e revisão;
  • biblioteca;
  • gestão financeira e orçamentária;
  • gestão de riscos; e
  • infraestrutura.

O processo de construção do documento prevê etapas de participação social, com audiências públicas, o Congresso do Mapa Estratégico e a Consulta Pública à minuta do Plano.

Mais informações estão disponíveis na página do PDI 2024-2028. Dúvidas e pedidos de informações sobre o assunto devem ser encaminhados para o e-mail pdi@ifms.edu.br.