Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Conheça mais sobre o ensino técnico integrado do IFMS

EXAME DE SELEÇÃO 2023

Conheça mais sobre o ensino técnico integrado do IFMS

Pelo Exame de Seleção, são ofertadas 1.670 vagas neste tipo de curso, em que as formações profissional e básica de ensino médio são integradas
por Laura Silveira publicado: 12/09/2022 15h02 última modificação: 22/09/2022 15h34

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) segue com inscrições abertas para o Exame de Seleção 2023, pelo qual oferta 1.670 vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio em dez municípios. As regras do processo seletivo estão dispostas no Edital n° 061/2022.

As opções são Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Aquicultura, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia, além de um novo curso, o técnico integrado em Administração

Neste tipo de curso, a formação técnica profissional e a formação básica de ensino médio ocorrem de forma integrada.

“Isso quer dizer que o projeto de curso é pensado para o desenvolvimento de atividades integradas, contemplando os conhecimentos de diferentes áreas, e na perspectiva de formação humana integral e multidimensional, ou seja, a formação educacional se torna inseparável da participação plena da vida em sociedade", explica a diretora de Educação Básica do IFMS, Ana Carla Hungria.

"O projeto de curso é pensado para o desenvolvimento de atividades integradas, contemplando os conhecimentos de diferentes áreas, e na perspectiva de formação humana integral e multidimensional", explica a diretora de Educação Básica do IFMS, Ana Carla Hungria.

De acordo com Ana Carla, por isso também são contemplados os saberes ligados às diferentes formas de expressão artística e cultural, às atividades esportivas, à sustentabilidade ambiental, ao desenvolvimento social e econômico.

Assim, a formação profissional não se limita ao aprendizado das técnicas de uma determinada profissão, mas sim de modo a desenvolver a compreensão dos fundamentos científicos, da história, da cultura, das inovações tecnológicas e da responsabilidade social e ambiental envolvidas no setor produtivo.

Teoria e prática - Na opinião de Ana Júlia Junglos, 17, estudante do técnico integrado em Agricultura no Campus Naviraí, um fator diferencial é a grade curricular.

“O diferencial entre o ensino médio regular e o técnico integrado são as matérias, nós temos uma ampla grande curricular, com diversas disciplinas relacionadas ao curso técnico integrado em Agricultura". Ela ressalta também de diferencial as visitas técnicas que realizam durante o curso e as aulas práticas desenvolvidas na horta do campus e nos laboratórios.

“Na horta plantamos diversas variedades de plantas. Também temos aulas nos laboratórios de biologia, onde analisamos as células e aspectos do âmbito molecular, fazemos análise de plantas e suas estruturas. Acredito que todo o ensino que consegue consolidar as partes teórica e prática faz com que nós, estudantes, possamos ter um aprendizado muito melhor, e é um quesito que se destaca no nosso curso”.

A grande relevância das aulas práticas no ensino técnico integrado também são apontadas pela estudante Amanda Aparecida dos Santos, 18, que está finalizando o técnico em Eletrotécnica no Campus Campo Grande.

"Acredito que todo o ensino que consegue consolidar as partes teórica e prática faz com que nós, estudantes, possamos ter um aprendizado muito melhor, e é um quesito que se destaca no nosso curso”, aponta a estudante Ana Júlia Junglos.

“As aulas são diferenciadas, apreendemos tanto a teórica quanto a parte prática, pois os laboratórios são equipados para atender as nossas necessidades e mostrar na prática como funciona a indústria atualmente".

Para ela, as diferenças são nítidas entre o IFMS e as outras escolas.

"Já estudei em algumas escolas, tanto municipais e estaduais, e pude notar a diferença no ensino em relação ao IFMS. A infraestrutura da instituição agrega muito ao conhecimento e aprendizado. A rotina de estudo é complexa, mas no futuro isso irá refletir no destino de cada um. Todo o conhecimento técnico e profissional que aprendi aqui irei levar por toda minha vida", afirma Amanda.

Diferenciais - Outra diferença do ensino técnico integrado do IFMS é que os cursos são organizados em regime semestral. A cada semestre, os estudantes cursam disciplinas do núcleo comum, que são os conteúdos do ensino médio, e disciplinas da formação técnica na área do curso escolhido.

“Nessa formação, o estudante pode ainda participar de projetos de pesquisa aplicada, desenvolvidas nos laboratórios do campus, sob a orientação dos professores, ou de projetos de extensão, em que são realizadas atividades envolvendo a comunidade local”, ressalta a diretora Ana Carla.

"A rotina de estudo é complexa, mas no futuro isso irá refletir no destino de cada um. Todo o conhecimento técnico e profissional que aprendi aqui irei levar por toda minha vida", afirma a aluna Amanda dos Santos.

Após se formar, o diploma possibilitará o ingresso na universidade ou no mundo de trabalho. 

As duas jovens pretendem continuar estudando na área do curso técnico integrado que estão concluindo.

"Atualmente pretendo fazer Agronomia, pois o curso integrado em Agricultura me fez gostar muito da área, mesmo sendo uma experiência bastante desafiadora", afirma Ana Júlia.

Para Amanda, a intenção é continuar no IFMS. "Estou atualmente no último semestre do técnico integrado, e quando terminar o curso pretendo seguir na área, cursar Engenharia Elétrica no próprio campus", planeja.

Tem interesse em conhecer mais sobre o ensino técnico integrado do IFMS? Então acesse a página dos cursos.

Exame de Seleção 2023 - Os interessados em ingressar em um curso técnico integrado do IFMS podem se inscrever para o Exame de Seleção até 5 de outubro, pela Página do Candidato. Para participar, é necessário ter Cadastro de Pessoa Física (CPF), além de ter concluído o ensino fundamental até a data da matrícula, em janeiro do ano que vem. 

Confira o passo a passo de como efetuar a inscrição. No vídeo tutorial abaixo também é possível entender melhor sobre como se inscrever:

Aqueles que não têm acesso à internet poderão comparecer à Cerel (Central de Relacionamento) de cada campus e solicitar ajuda para realizar sua inscrição, observando os endereços e horários de atendimento das unidades do IFMS.

Metade das vagas oferecidas é reservada a candidatos que cursaram todas as séries do ensino fundamental em escola pública. Desse total, há cotas aos que comprovarem renda familiar bruta per capita mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência. A opção de beneficiário de ação afirmativa deverá ser informada no ato da inscrição. Para mais informações sobre o assunto, é necessário consultar o edital de abertura, publicado na Central de Seleção

O valor da taxa de inscrição é de R$ 20, e deverá ser paga em qualquer agência do Banco do Brasil, utilizando a Guia de Recolhimento da União (GRU). Só é possível o pagamento por aplicativo se for do Banco do Brasil, lembrando que não é um boleto, é preciso pagar como GRU. Também não é possível o pagamento em casas lotéricas.

Como a GRU não é registrada automaticamente, a orientação é de que o pagamento seja feito no dia seguinte ao da emissão dela, respeitando o prazo limite final de 6 de outubro.

Será concedida isenção da taxa aos candidatos que apresentarem documento que comprove estarem matriculados ou terem concluído o 9º ano do ensino fundamental em escola pública (declarações escolares, boletins ou outros documentos emitidos pela escola) ou que apresentem o CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais). 

O prazo para solicitação da gratuidade vai até 23 de setembro. Saiba mais sobre o assunto em matéria já publicada sobre a isenção!

Prova - Será aplicada no dia 23 de outubro, nos dez municípios onde são ofertadas as vagas: Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. 

O exame será composto por 30 questões de múltipla escolha, sendo 10 de Língua Portuguesa, 10 de Matemática e 10 de Conhecimentos Gerais, conforme conteúdo programático da prova disposto no edital. 

Os candidatos deverão se apresentar nos locais de prova portando Carteira de Identidade (RG) ou outro documento oficial de identificação com foto. A previsão é de que o resultado final e a primeira chamada sejam publicados no dia 21 de dezembro. 

Acesse a página do Exame de Seleção 2023 e fique por dentro de todas as informações sobre a prova. Em caso de dúvida, o contato pode ser feito pelo e-mail

Quadro de Vagas

Município Curso Turno*
Vagas
Aquidauana


Técnico em Edificações Matutino 40
Vespertino 40
Técnico em Informática Matutino 40
Vespertino 40
Campo Grande

Técnico em Administração [NOVO] Matutino 40
Vespertino 40
Técnico em Eletrotécnica Matutino 40
Vespertino 40
Técnico em Informática Matutino 40
Vespertino 40
Técnico em Mecânica Matutino 40
Vespertino 40
Corumbá Técnico em Informática Matutino 40
Técnico em Metalurgia Vespertino 40
Coxim Técnico em Alimentos Matutino 40
Técnico em Aquicultura Matutino 40
Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Matutino 40
Vespertino 40
Dourados Técnico em Administração [NOVO] Matutino 80
Vespertino 40
Técnico em Informática para Internet Matutino 80
Vespertino 40
Jardim Técnico em Edificações Matutino 35
Técnico em Informática Matutino 35
Naviraí Técnico em Agricultura Matutino 80
Técnico em Informática para Internet Matutino 80
Nova Andradina Técnico em Agropecuária Matutino e Vespertino 80
Técnico em Informática Vespertino 80
Ponta Porã Técnico em Agricultura Matutino 40
Vespertino 40
Técnico em Informática Matutino 40
Vespertino 40
Três Lagoas Técnico em Eletrotécnica Matutino 40
Vespertino 40
Técnico em Informática Matutino 40
Vespertino 40
*Aulas no período matutino, podendo ocorrer no vespertino para atendimento da distribuição da carga horária do curso.
*Aulas no período vespertino, podendo ocorrer no matutino para atendimento da distribuição da carga horária do curso.