Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Curso promove inclusão digital de idosos em Naviraí

Curso promove inclusão digital de idosos em Naviraí

Aulas são ofertadas gratuitamente a grupo do Centro de Convivência do Idoso, com objetivo de capacitá-lo no uso do smartphone
por Osvaldo Sato publicado: 04/05/2022 10h23 última modificação: 04/05/2022 10h40
  • Curso é ofertado na sede do Campus Naviraí - Foto: Alisson Dagher

• Aulas presenciais serão complementadas com atendimento individual para tirar dúvidas - Foto: Alisson Dagher

• Serão abordados temas relacionados ao uso do smartphone e seus aplicativos - Foto: Alisson Dagher

O Campus Naviraí do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) iniciou na segunda-feira, 2, o curso de extensão Inclusão Digital de Idosos, tendo como público-alvo os frequentadores do Centro de Convivência do Idoso no município.

"O projeto de inclusão digital nasceu da dificuldade enfrentada pelos colaboradores do Centro de Convivência que, repetidamente, tinham que auxiliar os idosos com o uso do celular, além dos pedidos dos próprios frequentadores", destacou o professor Diego Barros e Silva.

O projeto é coordenado pelo professor Diego Barros e Silva e foi aprovado pelo edital de apoio ao desenvolvimento de atividades de extensão na instituição. Com isso, o curso recebeu fomento para custeio e pagamento de bolsas para os estagiários.

O projeto foi idealizado após a coordenadora do Centro de Convivência do Idoso, Amanda Menezes, e a responsável pelo projeto “Mudando vidas, realizando sonhos”, da Secretaria de Assistência Social, Estela Cabral, apresentarem a demanda ao IFMS.

"Este projeto de inclusão digital nasceu da dificuldade enfrentada pelos colaboradores do Centro de Convivência que, repetidamente, tinham que auxiliar os idosos com o uso do celular, além dos pedidos dos próprios frequentadores, que também encontram nos meios tecnológicos uma forma de resolver questões do dia a dia e estabelecer mais uma forma de convívio social", destacou o professor.

• Projeto tem a colaboração de estudantes extensionistas - Foto: Alisson Dagher

• Curso é coordenado pelo professor Diego Barros e Silva - Foto: Alisson Dagher

• Estagiários irão realizar atendimento individualizado no Centro de Convivência - Foto: Alisson Dagher

Curso - As aulas são oferecidas no Campus Naviraí do IFMS. No primeiro dia, os 21 idosos inscritos estavam presentes.

Além do coordenador, participam ainda três estagiários bolsistas, sendo dois do ensino médio e um do ensino superior do IFMS. Às quartas e quintas-feiras, os alunos poderão tirar dúvidas, na sede do Centro de Convivência.

"Ajudar na vida social e digital dos idosos é muito gratificante, pois eles ficam muito felizes quando aprendem tarefas simples relacionadas à tecnologia”, explicou a estudante Luana Trindade, bolsista no projeto.

A estagiária Luana Trindade destaca que essa é uma oportunidade de colocar em prática parte dos conteúdos trabalhados no curso, mas também de contribuir com a inclusão digital.

"Ajudar na vida social e digital dos idosos é muito gratificante, pois eles ficam muito felizes quando aprendem tarefas simples relacionadas à tecnologia, e eu também fico feliz em poder proporcionar isso a eles”, explicou a estudante do curso técnico em Informática para Internet.

No decorrer do curso, serão abordados temas relacionados à introdução ao uso do smartphone, como formas de conexão, envio de mensagens e de arquivos multimídia, acesso a redes sociais, jogos, uso de aplicativos de bancos, entre outros.

"Este é um projeto-piloto e sua estrutura ainda está sendo criada, porém temos a expectativa de avançar no curso, com oferta periódica, aumento do atendimento individual e envolvimento de mais estudantes do IFMS", afirmou o professor.

As inscrições seguem abertas aos interessados. Para mais informações sobre o curso, o contato deve ser feito pelo e-mail .

Apoio - O projeto de Naviraí é um dos aprovados no Edital nº 10/2022, que concedeu apoio financeiro e pagamento de bolsas a estudantes extensionistas. Foram contempladas 27 propostas, entre projetos, cursos e eventos.

As atividades de extensão contempladas na seleção serão desenvolvidas até junho de 2023.

As formas de fomento previstas para o desenvolvimento das atividades de extensão são: auxílio financeiro, via Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi), e bolsas de extensão, por meio do Programa de Bolsas e Auxílios para Ações de Extensão (Pibaex)

Serão destinados até R$ 111 mil de fomento, sendo R$ 100 mil para concessão de bolsas de extensão a estudantes e R$ 11 mil como auxílio financeiro para realização das atividades.

registrado em: , ,