Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Disponibilizado Manual de Normalização da Produção Acadêmica

Disponibilizado Manual de Normalização da Produção Acadêmica

Documento reúne normas válidas para trabalhos acadêmicos em nível institucional, em conformidade com a ABNT
por Laura Silveira publicado: 23/02/2022 09h02 última modificação: 23/02/2022 09h02

Buscando a padronização dos trabalhos acadêmicos em nível institucional, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) passa a disponibilizar aos seus estudantes o Manual de Normalização da Produção Acadêmica.

O documento, que observa o padrão estabelecido pelo Comitê Brasileiro de Documentação e Informação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), reúne as normas válidas com o intuito de facilitar a consulta no momento da produção científica, referente às diferentes modalidades de trabalhos acadêmicos a serem apresentados ao Instituto Federal como exigência para conclusão de cursos.

No Manual, constam as regras gerais de formatação, citações, uso de siglas, ilustrações, tabelas, informações acerca da estrutura dos trabalhos e elaboração de referências revisadas e atualizadas, entre outras.

A abordagem se limita às dúvidas mais comuns na elaboração de um trabalho, sendo assim, as normas da ABNT continuam sendo fonte primordial para mais informações e esclarecimentos. O IFMS tem assinatura de acesso às normas da ABNT na íntegra, que podem ser acessadas por meio da pesquisa integrada via Plataforma Pergamum

“O Manual observa a importância da ordenação e padronização dos trabalhos acadêmicos para melhorar a qualidade da produção científica no IFMS", ressalta a diretora de Assuntos Estudantis do IFMS, Juliana Miguel.

“O Manual observa a importância da ordenação e padronização dos trabalhos acadêmicos para melhorar a qualidade da produção científica no IFMS e está ancorado em premissas básicas da produção e disseminação do conhecimento, como a veracidade e segurança das informações, bem como em facilitar o acesso da comunidade às diversas fontes de informação”, ressalta a diretora de Assuntos Estudantis, Juliana Miguel.

O documento é resultado de uma construção coletiva, por meio de grupo de trabalho composto por servidores da instituição, tendo sido apreciado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Coepe) e aprovado pelo Conselho Superior (Cosup).

Confira o Manual de Normalização da Produção Acadêmica do IFMS na íntegra.