Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Divulgada lista de inscritos em cursos técnicos integrados

Exame de Seleção 2023

Divulgada lista de inscritos em cursos técnicos integrados

Foram homologadas 3.636 inscrições para as 1.670 vagas ofertadas. Prazo de recursos é nesta sexta-feira e sábado, 14 e 15
por Laura Silveira publicado: 13/10/2022 16h00 última modificação: 13/10/2022 16h00

Foi divulgada nesta quinta-feira, 13, a relação preliminar das inscrições homologadas no Exame de Seleção 2023 do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), prova de ingresso em cursos técnicos integrados ao ensino médio.

No total, foram homologados 3.636 inscritos para as 1.670 vagas ofertadas em dez municípios, segundo a Comissão Central do Exame de Seleção 2023.

O curso mais concorrido é o técnico em Informática (matutino) oferecido em Campo Grande, com 10,02 candidatos por vaga, e em Corumbá, com concorrência de 7,47. O novo curso técnico em Administração ofertado na Capital vem em seguida, com taxa de 6,40 candidatos por vaga. Confira todas as concorrências na tabela ao final do texto.

Nesta sexta-feira e sábado, 14 e 15, os candidatos inscritos poderão interpor recurso contra a relação preliminar de inscrições homologadas - opção de curso e ação afirmativa (cotas), comprovação de pagamento da taxa de inscrição (apenas se realizado até o dia 6 de outubro), e laudo médico para atendimento diferenciado.

O procedimento para interpor o recurso está disposto no item 7 do edital de abertura. É necessário:

Ao elaborar o recurso, os candidatos deverão fundamentar a justificativa, e anexar cópia legível dos documentos necessários para a comprovação da argumentação. Todos os recursos serão apreciados pela Comissão do Exame de Seleção 2023 do IFMS, sendo desconsiderados quaisquer questionamentos apresentados fora do prazo ou sem a devida justificativa ou fundamentação.

A lista final de inscrições homologadas e os locais de aplicação da prova serão divulgados no dia 18 de outubro.

Todas as publicações relativas ao processo seletivo são disponibilizadas na página do Edital nº 061/2022, na Central de Seleção do IFMS.

Em caso de dúvidas, o contato com o IFMS deve ser feito pelo e-mail processoseletivo@ifms.edu.br.

Na página do Exame de Seleção 2023 também estão disponibilizadas mais informações.

Cursos As opções são Administração, Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Aquicultura, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia. Após se formar, o diploma possibilitará o ingresso na universidade ou no mundo do trabalho.

As vagas estão distribuídas nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Prova - O Exame de Seleção será aplicado no dia 23 de outubro, nos dez municípios onde há oferta de vagas.

A prova será composta por 30 questões de múltipla escolha, sendo 10 de Língua Portuguesa, 10 de Matemática e 10 de Conhecimentos Gerais, conforme conteúdo programático disponibilizado no Anexo X do edital.

A previsão é que resultado final e a primeira chamada sejam publicados no dia 21 de dezembro, com matrículas em janeiro do ano que vem.

Importante: de acordo com o edital de abertura do Exame, para os cursos cujo número de inscrições homologadas for menor que o número de vagas ofertadas, não haverá prova, sendo os candidatos automaticamente reclassificados para Ampla Concorrência (AC) e todos serão convocados para matrícula na primeira chamada.

Para saber mais sobre os cursos ofertados pelo IFMS, acesse a página dos Cursos Técnicos Integrados

Concorrência do Exame de Seleção 2023*

Técnico em Eletrotécnica (vespertino) 1,07
Técnico em Informática (matutino) 4,62