Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Divulgada segunda chamada para cursos técnicos integrados

Seleção IFMS 2022

Divulgada segunda chamada para cursos técnicos integrados

Os convocados devem se matricular entre os dias 17 e 20 de janeiro. Há 337 vagas remanescentes para quem não participou da seleção
por Laura Silveira publicado: 14/01/2022 14h34 última modificação: 14/01/2022 14h34

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nesta sexta-feira, 14, a segunda chamada da seleção para ingresso em cursos técnicos integrados, ofertados em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Os candidatos convocados deverão se matricular entre segunda e quinta-feira, 17 a 20. O procedimento deve ser realizado pelo Sistema de Matrícula Online do IFMS, conforme as instruções dispostas detalhadamente no edital. O preenchimento do Questionário Socioeconômico é pré-requisito para solicitar a matrícula.

O candidato que não tem acesso à internet poderá fazer a matrícula presencialmente, tendo que agendar o dia e o horário por meio dos telefones disponíveis no anexo III do edital. Um computador do IFMS será disponibilizado para que o convocado efetue o procedimento online.

Em caso de dúvidas com relação à matrícula online, o candidato deve enviar e-mail para . Para isso, deve utilizar o mesmo e-mail que cadastrou na Página do Candidato da Central de Seleção.

A partir do dia 25 de janeiro estão previstas demais chamadas para convocação dos selecionados, se houver vagas disponíveis. O início das aulas está previsto para o dia 7 de fevereiro.

Pela seleção, foram ofertadas 1.440 vagas em 11 opções de cursos, com ingresso neste semestre.

Campo Grande - Exclusivamente para os candidatos convocados na segunda chamada do Campus Campo Grande, a matrícula se estenderá até 24 de janeiro, em função da suspensão das atividades presenciais, motivada pela ocorrência de quatro casos de Covid-19 confirmados em servidores.

Os candidatos que necessitarem de atendimento presencial na Capital deverão fazer agendamento por telefone (anexo III do edital), e serão atendidos somente no dia 24.

Vagas remanescentes - Segundo a Pró-Reitoria de Ensino (Proen), há 337 vagas remanescentes nos cursos ofertados.

Conforme previsto no edital de abertura da seleção, elas poderão ser preenchidas pelos candidatos aprovados em lista de espera de outros cursos ofertados no mesmo campus, tendo, para isso, que manifestar interesse na vaga. 

A maior parte das vagas remanescente poderá ser preenchida pela comunidade em geral, visto que, nesses casos, não há candidatos em lista de espera para os cursos em tais campi. Para se candidatarem à vaga, os interessados não precisam ter participado do processo seletivo, mas devem atender aos requisitos previstos no edital, como ter concluído o ensino fundamental (9º ano) e possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF) próprio. 

Para manifestação de interesse nas vagas remanescentes, os interessados (da lista de espera ou comunidade em geral) deverão entrar em contato com os campi do IFMS, conforme informações do anexo III do edital. O preenchimento das vagas obedecerá à ordem de chegada e/ou manifestação de interesse.

Confira o quadro de vagas remanescentes por campus:

Campus Curso Técnico Turno Vagas Remanescentes Quem pode se candidatar à vaga
Aquidauana Edificações Matutino 13 Comunidade em geral
Vespertino 29 Comunidade em geral
Informática Vespertino 13 Candidato da lista de espera
Coxim Alimentos Vespertino 16 Comunidade em geral
Aquicultura Vespertino 35 Comunidade em geral
Desenvolvimento de Sistemas Vespertino 19 Comunidade em geral
Dourados Informática para Internet Vespertino 36 Comunidade em geral
Jardim Edificações Matutino 23 Comunidade em geral
Naviraí Informática para Internet Matutino 25 Comunidade em geral
Agricultura Matutino 23 Comunidade em geral
Nova Andradina Agropecuária Matutino e Vespertino 36 Comunidade em geral
Informática Vespertino 24 Comunidade em geral
Ponta Porã Agricultura Vespertino 10 Comunidade em geral
Informática Vespertino 15 Comunidade em geral
Três Lagoas Eletrotécnica Vespertino 14 Comunidade em geral
Informática Vespertino 06 Candidato da lista de espera