Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Divulgados resultados de seleções para cursos técnicos

Jovens e Adultos

Divulgados resultados de seleções para cursos técnicos

Matrículas deverão ser feitas em janeiro de forma presencial ou pela internet. Aulas começam em fevereiro
por Paulo Gomes publicado: 16/12/2022 11h58 última modificação: 16/12/2022 14h44

Estão disponíveis os resultados das seleções para 280 vagas em cursos técnicos para jovens e adultos do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Foram ofertadas vagas em Aquidauana, Dourados, Naviraí, Nova Andradina e Ponta Porã, com ingresso no 1º semestre de 2023.

Na seleção destinada para quem concluiu o ensino médio (técnico subsequente), o sorteio eletrônico foi realizado na quarta-feira, 14. O resultado preliminar está disponível na página do edital 070/2022. Neste sábado e domingo, 17 e 18, é possível recorrer contra o resultado. A primeira chamada está prevista para 10 de janeiro. Foram disponibilizadas 160 vagas para Agricultura, em Naviraí e Ponta Porã; Marketing, em Dourados; e Zootecnia, em Nova Andradina. 

Na seleção para os cursos técnicos integrados ao ensino médio, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), não houve sorteio, pois o número de inscritos foi menor do que o de vagas ofertadas. De acordo com a lista de inscrições homologadas do edital 071/2022, todos os candidatos serão convocados para matrícula na primeira chamada. Foram ofertadas 120 vagas para Administração (Aquidauana e Dourados) e Manutenção e Suporte em Informática (Naviraí). 

Matrículas - Todos os selecionados deverão fazer a matrícula entre os dias 16 e 20 de janeiro. Será possível matricular-se presencialmente, dirigindo-se à Central de Relacionamento (Cerel) do campus sede do curso no qual foi aprovado, ou pela internet, por meio do Sistema de Matrículas do IFMS.

A documentação necessária, as formas de entrega dos documentos, os horários de atendimento presencial e os endereços físicos dos campi estão disponíveis nos editais, ambos publicados na Central de Seleção do IFMS.

2º semestre - Para jovens e adultos que têm interesse em fazer um curso técnico gatuito no IFMS, mas não participaram das seleções para o 1º semestre, será possível tentar o ingresso no 2º semestre letivo de 2023.

As vagas disponíveis, o cronograma e as formas de participação estão descritas nos seguintes editais:

  • 070/2022 (técnico subsequente - requisito: ensino médio completo)
  • 071/2022 (técnico integrado/Proeja - requisito - ensino fundamental completo e 18 anos, no mínimo)

É possível obter mais informações e tirar dúvidas sobre as seleções no e-mail .

* Texto alterado às 14h42 de 16/12/2022 para inclusão de informações sobre o prazo de recurso contra o resultado preliminar da seleção para cursos técnicos subsequentes, bem como da divulgação da primeira chamada.