Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Edital visa incentivar produção científica em cursos de mestrado

Edital visa incentivar produção científica em cursos de mestrado

Propostas aprovadas receberão auxílio para estímulo à produção de artigos e participação em eventos. Submissão a partir do dia 24
por Juliana Aragão publicado: 17/05/2022 13h36 última modificação: 17/05/2022 15h48

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nessa segunda-feira, 16, o edital que viabiliza auxílio financeiro para incentivo à melhoria dos indicadores de pesquisa dos programas de pós-graduação stricto sensu da instituição, avaliados a cada quatro anos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal (Capes).

Podem ser beneficiados pelo edital o Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), cujo curso de mestrado profissional é ofertado em Campo Grande, e os programas de pós-graduação em Tecnologia de Alimentos e em Bioenergia e Grãos, ofertados pelo IFMS em Coxim e Nova Andradina, respectivamente, em parceria com o Instituto Federal Goiano (IFGoiano).

O edital destinará até R$ 30 mil para estimular docentes e mestrandos a produzir artigos científicos, e também a participar de eventos e ações que fomentem a formação de redes de pesquisa e a colaboração com outras instituições. Os recursos são provenientes do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi).

Podem ser proponentes no edital o coordenador do curso de mestrado, docente credenciado junto aos programas ou professor que faça parte da comissão de acompanhamento da cooperação entre o IFMS e o IFGoiano.

Cada programa de pós-graduação stricto sensu poderá submeter apenas uma proposta, que deverá prever atividades pelo período de um ano, com possibilidade de prorrogação por igual período.

Todas as regras de participação no edital estão disponíveis na Central de Seleção do IFMS.

Submissão - Deverá  ser feita pelo proponente, entre os dias 24 de maio e 10 de junho, no módulo Pesquisa do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap)

O proponente não pode ter pendências junto às pró-reitorias de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFMS e nas respectivas direções responsáveis por essas áreas nos campi da instituição.

A proposta submetida deverá indicar estratégias para a melhoria ou manutenção da produção do corpo docente do curso de pós-graduação, podendo ser previstas as seguintes ações:

• tradução ou revisão de artigos para publicação em periódicos relevantes indexados pela Capes;
  • pagamento de taxa de publicação;
  • apoio à formação de redes de pesquisa;
  • participação em eventos científicos; e
  • elaboração, desenvolvimento e acabamento dos produtos educacionais dos mestrandos.

A avaliação das propostas será feita pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi), sendo levados em consideração critérios como compatibilidade com as exigências do edital, estruturação das atividades e capacidade de execução mediante o estabelecimento de critérios objetivos.

Os resultados provisório e final serão divulgados nos dias 22 e 28 de junho, respectivamente. Os projetos aprovados deverão ser executados entre julho deste ano e junho de 2023.

Auxílio - Será concedido auxílio de até R$ 10 mil àqueles que tiverem a proposta aprovada, sendo que o valor deverá ser utilizado para aquisições e/ou contratações caracterizadas como custeio.

É vedada a utilização dos recursos do auxílio Piepi para o pagamento a pessoas físicas, aquisição de itens de capital/investimento, como equipamentos e livros e obras de infraestrutura.

A prestação de contas deverá ser feita em até 30 dias após o término da vigência do projeto.

Dúvidas sobre o edital devem ser encaminhadas para o e-mail .